Vantagens de Castrar Seu Cachorro ou Gato de Estimação
Castração: Um assunto muito polêmico.
Muitas são as informações, mitos e dúvidas em torno desse assunto.
Qual a melhor idade para fazer a castração? Deve ser feita antes ou depois do cio? Será que a cirurgia é perigosa? Devo mesmo castrar meu pet?
Nesse artigo, você conhecerá as vantagens e benefícios que a castração promove na saúde e na vida do animal.
Primeiramente, deve ficar claro que o risco da cirurgia é mínimo frente a todos os benefícios que o animal terá. Se a castração for feita em animais filhotes, será ainda mais simples e a recuperação muito rápida. No entanto, sempre ocorrerão divergências de opiniões quando o assunto for castração. Por isso, sempre consulte um médico veterinário para analisar o pet, verificar possíveis contraindicações e te auxiliar nessa decisão.
Previne doenças
Além de evitar a procriação descontrolada dos animais, a castração auxilia na prevenção de diversas doenças muitas vezes fatais, como o câncer. Nas fêmeas, ela previne o câncer de mama, e nos machos, o de próstata. Por isso, quanto mais cedo o animal for castrado, menores as chances de ser acometido por essas enfermidades.
De acordo com a legislação, é uma cirurgia que pode ser feita a partir de 90 dias de idade nos cães e 60 dias nos gatos. A recomendação é para que as fêmeas sejam castradas antes do primeiro cio, evitando assim, problemas futuros, mas não se preocupe, caso o primeiro cio já tenha acontecido, os benefícios da castração continuam sendo os mesmos.
Se o seu bichinho não é mais jovem, a castração ainda assim é benéfica. No entanto, é recomendado que o animal passe por uma avaliação clínica mais detalhada para ver se existe alguma contraindicação, uma vez que ele não é mais um filhotinho.
Aproveitando que estamos falando sobre a prevenção de doenças, não podemos deixar de falar sobre um mito muito difundido: existe uma teoria popular que diz que para o animal não desenvolver câncer, necessita de ao menos uma cruza antes de ser castrado. Isso é um mito, e dos piores, pois é exatamente a castração o que melhor previne o câncer.
Evita abandono
Veterinários afirmam que a castração é a única maneira ética e eficaz para controlar os índices de animais abandonados, e infelizmente, por falta de informação sobre o assunto, muitos donos de pet optam por não fazer esse procedimento e preferem usar medicamentos injetáveis em suas fêmeas, as chamadas vacinas anticoncepcionais, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem.
Esses medicamentos são muitas vezes vendidos sem prescrição médica, e, para agravar a situação, há casos em que administram a medicação quando a fêmea já está prenha, o que induz a morte fetal e coloca em risco a vida da cadela ou da gata, que nesse caso, precisa passar por uma cirurgia emergencial. Além disso, essas injeções anticoncepcionais causam efeitos colaterais graves que podem levar o animal a desenvolver câncer de mama, e infecção no útero e generalizada, o que pode levar o pet a óbito.
Outra vantagem da castração está relacionada à gravidez psicológica. É muito comum cadelas e gatas sofrerem desse mal, e algumas, chegam até a produzir leite sem estarem prenhas. Esse problema desaparece após a castração.
Melhora no comportamento
Alguns comportamentos indesejados pelos tutores também tendem a diminuir ou até deixarem de existir após a castração.
O instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, tende a desaparecer. Latidos, uivos e miados excessivos, que geralmente ocorrem por causa do cio, também acabam.
Redução de fugas e brigas
Cachorros e gatos castrados não têm interesse em sair de casa para buscar cadelas e gatas no cio. Com a redução da produção de hormônios sexuais eles se tornam menos agitados e agressivos, o que ajuda a evitar brigas entre machos por exemplo.
Aumenta a expectativa de vida
Todo dono de pet quer ter a chance de conviver o maior tempo possível com seu animalzinho. Uma vida longa e de qualidade para o pet é normalmente o nosso principal desejo. Com a castração, as chances disso acontecer são bem maiores.
Se o procedimento for feito no animal ainda filhote, a expectativa de vida dele sofre uma considerável elevação, e você poderá conviver com seu cãozinho ou gato por muito mais tempo.
Para concluir, é importante saber que existem programas de controle reprodutivo gratuitos nos centros de zoonoses de várias cidades. Caso o dono do pet não tenha condições financeiras de pagar a castração do animal de estimação, o ideal é se informar se na cidade existe algum programa em andamento. Lembre-se que a castração é um ato de amor ao seu pet!