JACK RUSSELL: TUDO SOBRE A RAÇA

Se você se identifica com um cachorro ligado em 220volts, que aprenda truques, busque a bolinha até cair e que seja um companheiro encantador quando não estiver fazendo travessuras, o Jack Russell pode ser o cachorro ideal para você.
Agora, se você não lida bem com um cachorro que mastiga, cava, late, dispara em velocidade pela casa o tempo todo, persegue gatos e outros pequenos animais com alegria e intenção assassina, e que sempre encontra uma brecha em qualquer comando que você der. Não importa o quão bonito e pequeno ele seja, definitivamente não é o cachorro certo para você.

HISTÓRIA
O Jack Russell Terrier foi desenvolvido no sul da Inglaterra em meados de 1800 por Parson John Russell, de quem a raça herdou o nome. Russell teve como objetivo criar um Terrier de trabalho para caçar raposas, seu passatempo preferido.
Querendo um cão de caça eficiente, Russell decidiu projetar exatamente o cão que ele tinha em mente. O Jack Russell Terrier surgiu da mistura entre o Fox Terrier e White Terrier Inglês, raça que não existe mais. O resultado foi um cão de pequeno porte com muita personalidade, ousado, atlético, inteligente, determinado e com intenso desejo de caçar.

ADESTRAMENTO
Apesar de ser incrivelmente inteligente, sua natureza obstinada pode torná-lo difícil de treinar. Gosta de estrutura e rotina, por isso, as sessões de treinamento devem ser curtas e agradáveis para prender seu Interesse, pois as repetições com certeza o aborrecerão.
Favorito entre os proprietários de cavalos, entusiastas de esportes caninos e também entre treinadores de animais para cinema e televisão, o Jack Russell treinado que você vê na TV ou no cinema, não é assim na vida real. Ensinar um Jack Russell a se tornar um companheiro civilizado não é uma tarefa fácil, requer muito tempo, paciência e um forte senso de humor.
É altamente treinável, mas se você não o mantiver entretido, ele encontrará as suas próprias diversões e você provavelmente não ficará feliz com os resultados, pois tem ideias próprias e não tolera o tédio. Precisam de muito exercício, além de treinamento firme e consistente. Caso contrário, há grandes chances de apresentarem comportamentos indesejados.
São ideais para pais de cães experientes, que saibam lidar com um pouco de turbulência e conseguem acompanhar um animal cheio de energia. Pais novos de animais de estimação ou moradores de apartamento, podem se surpreender negativamente com a intensidade dessa raça, o que não a torna uma boa escolha

PERSONALIDADE
Apesar do que já foi dito, o Jack Russell possui também muitas qualidades. Famílias ativas e cheias de energia se darão muito bem com ele.
É uma raça amigável, afetuosa, nem um pouco tímida e muito inquieta. Sua herança de cão de caça, não o deixará satisfeito com uma caminhada tranquila ao redor do quarteirão, por isso, prepare-se para correr muito com ele e nunca esqueça da coleira para impedi-lo de perseguir outros animais, desafiar cães maiores, ou correr na frente de carros, pois sua natureza destemida frequentemente o coloca em perigo.
Dê a ele 30 a 40 minutos de exercícios vigorosos diariamente, além de muitas brincadeiras sem coleira no quintal para mantê-lo cansado e longe de problemas. Por tudo isso, é mais adequado para uma casa com quintal e com uma cerca segura que não pode ser escalada, cavada ou pulada. Seu instinto de cavar para encontrar uma presa com certeza tornará seu jardim alvo de escavações, e acredite: eles podem fazer buracos bem grandes em bem pouco tempo.

SOCIALIZAÇÃO
Apesar de amigável com as pessoas, ele pode ser agressivo com outros cães e qualquer animal que se pareça com uma presa, incluindo gatos.
Sua natureza destemida o coloca em risco quando ele decide enfrentar cães maiores, por isso, deve haver um esforço para ensiná-lo a conviver bem com outros cães desde filhote, caso contrário, as agressões contra outros cães podem se tornar um problema sério.

CRIANÇAS
São cães amorosos e afetuosos que podem se dar bem em lares com crianças maiores, ativas, e que saibam interagir com cães. Vão descobrir que ele é um companheiro de brincadeiras feliz e divertido. Apenas com crianças menores, é preciso mais atenção, pois o manuseio brusco pode machucar o pet.

CUIDADOS E SAÚDE
Por ter pelo curto e liso, os tutores não terão muito trabalho com a escovação. O recomendado é que seja feita apenas uma vez por semana para retirar sujeiras e pelos mortos que estejam acumuladas no corpo. Com os banhos não é diferente: um por mês já é o suficiente. Lembre-se sempre de usar produtos específicos para cachorro e de preferência, para aqueles de pelos curtos e lisos.
Não se esqueça de após o banho secar bem a pelagem, verificar as orelhas do pet, e dessa forma, evitar a proliferação de bactérias. São geralmente saudáveis, mas nada melhor do que ter um médico veterinário de confiança para fazer o acompanhamento periódico e correto do seu animal de estimação.

Um Jack Russell pode preencher seus dias com risos e amor, mas só faça essa opção se você puder fornecer a ele a atenção, o treinamento, a supervisão e a estrutura que ele precisa.