Como fazer um COELHO gostar de você

O segredo para um relacionamento bem sucedido com um coelho de estimação, é estabelecer uma relação de muita confiança.

Coelhos são criaturas muito mansas, especialmente no início da vida. Por isso, quanto mais cedo você começar a construir essa relação, melhor.

Confira nesse artigo, 5 dicas de como melhorar o seu relacionamento com esse pet tão afetuoso.

PETISCOS E BRINQUEDOS

Como acontece com os humanos, o coração do coelho também pode ser conquistado pela comida, petiscos e brinquedos. 

Os petiscos e os brinquedos são ferramentas ideais para dar ao animal a sensação de segurança, o que permitirá criar os laços necessários entre o coelho e os moradores da casa.

Comece o processo mantendo uma pequena porção de um lanche nutritivo e seguro para coelhos em suas mãos, como uma fatia de fruta por exemplo. Sem forçar, incentive e espere seu curioso pet chegar até você. Assim que o seu coelho estiver perto e começar a te cheirar, logo descobrirá que você está segurando algo gostoso. 

Sobre os brinquedos, as bolas feitas de materiais naturais como madeira, vime ou ervas, são as mais indicadas, pois além de brincar, o coelho também pode roer a bola, e assim, cuidar dos seus dentes. Brinquedos com guloseimas escondidas também são uma boa opção, pois eles ficam animados e fazem exercícios tentando encontrar a guloseima. Nesse processo, ele também se familiariza com seu cheiro, o que é uma ótima ferramenta de ligação. Faça isso diariamente.

AMBIENTE E VOZ

Quando for exercitar sua ligação com seu coelho, restrinja essa atividade a ambientes isolados e silenciosos, desligue a televisão e feche a porta. Certifique-se de que o outro animal de estimação não esteja por perto para atrapalhar sua interação. 

A maneira como você fala com seu coelho também pode ser eficaz para fazê-lo confiar em você. Tente sempre falar com a voz comedida, serena e controlada. Evite a todo custo falar de forma alta, áspera ou estridente ao conversar com ele, assim como fazer qualquer movimento de forma abrupta ou rapidamente, o que pode ser chocante e motivo de susto para os delicados coelhos.

DÊ ESPAÇO AO PET

Dê-lhe tempo para se acostumar com a nova casa, pois até que se acomode, ele pode não revelar sua verdadeira personalidade. Quando se sentir confortavelmente em casa, aquele coelho inicialmente tímido, pode se tornar bastante amigável. 

Deixe o pet sair da gaiola para correr um pouco pela casa e explorá-la. Observe-o para não o deixar se machucar, mas deixe que ele encontre um lugar para se esconder, principalmente no começo. 

São criaturas curiosas e que não resistem à tentação de explorar a casa. Por isso, dê um tempinho para o animalzinho se ambientar. Quando o coelho tiver coragem para sair da gaiola e observar a casa, sente-se no chão e deixe que ele vá até você. Caso ainda não se sinta confortável sendo manuseado, ele certamente não vai gostar de ser arrancado da gaiola, por isso, deixe que ele vá até você por vontade própria. Abra a portinha da gaiola e espere o animal sair. 

Lembre-se que na natureza estes animais são presas, por isso, qualquer movimento mais brusco ou ambientes novos serão considerados fatores de risco para eles, que têm como principal defesa, a habilidade de sentir o perigo e fugir. 

São animais com visão e audição aguçadas e estão constantemente em alerta para detectar predadores. Este é o motivo para que você jamais corra atrás dele, não importa o que aconteça. Deixe-o fazer as coisas em seu ritmo e não force situações para pegá-lo no colo por exemplo.

ROTINA

É importante estabelecer uma rotina para deixar seu coelhinho confortável. Mantenha os mesmos horários do dia para saídas, para brincar e realizar os cuidados pessoais. 

Os coelhos se limpam e podem ingerir muitos pelos, por isso, escová-los por alguns minutos diariamente mantém a queda de seus pelos fora do sistema digestivo, ao mesmo tempo em que ajuda na construção da relação de confiança que foi citada no início do texto.

CASTRAÇÃO

Como boa parte dos animais, os coelhos possuem hormônios que afetam seu temperamento. 

A castração altera o perfil endocrinológico do pet reduzindo consideravelmente a agressividade. O procedimento melhora o comportamento, reduz a agressividade e a necessidade de marcação de território.

Não tem segredo. É a boa e velha combinação de paciência e dedicação que fará a relação entre você e seu coelho se tornar cada vez mais compensadora.