Como Acabar com o Choro Noturno do seu Cachorro de Forma Gentil e Eficaz

Quando o tutor leva um cachorrinho filhote para casa, é normal que o pet chore um pouco a noite, afinal, ele está passando por muitas mudanças, já que até então, ele provavelmente estava bem aconchegado com a mãe e os irmãos quando ia dormir. Por isso, com calma e tranquilidade, o tutor pode e deve confortá-lo.

Nesse post, você verá 9 dicas para reduzir as chances de um cachorrinho filhote chorar durante a noite.

1 – Certifique-se de que ele está confortável

É importante que o cachorro tenha o seu próprio espaço para se estabelecer e que goste dele. Crie uma área de dormir aconchegante para o seu filhote com uma cama, cobertor e alguns brinquedos.

Uma almofada térmica pode ajudar nos primeiros dias, pois pode simular o calor da mãe e dos irmãos da ninhada. Se você não tiver uma almofada térmica, aqueça a roupa de cama do seu filhote com uma bolsa de água quente ou aqueça a roupa rapidamente na secadora. Só fique atento para não colocar a bolsa de água quente na caminha, pois uma bolsa de água quente e os dentes afiados de um cachorrinho formam uma combinação perigosa.

Você também pode incluir um brinquedo ou peça de cama com o cheiro da mãe ou dos irmãos da ninhada. Ou algo com seu próprio perfume, para que ele não se sinta sozinho.

2 – Ofereça uma presença reconfortante

Nas primeiras noites, você pode considerar dormir perto da caixa, cercado ou cama do seu filhote para proporcionar uma presença reconfortante, ou manter a caixa ou cama no seu quarto. Gradualmente, à medida que ele se acostuma a dormir sozinho, você pode mover seu filhote para onde gostaria que ele dormisse.

3 – Mantenha uma rotina de hora de dormir

Assim como os bebês humanos, uma rotina consistente na hora de dormir também pode ajudar o filhote a dormir a noite toda. Uma rotina consistente ajuda a sinalizar ao seu cachorro que é hora de dormir. Isso pode incluir uma sessão de brincadeiras calmas, uma pausa para ir ao banheiro e um abraço tranquilo antes de dormir.

4 – Mantenha a rotina das refeições

Alimente seu filhote com a última refeição algumas horas antes de dormir, para que ele tenha tempo de digerir e ir ao banheiro. Isso pode ajudar a evitar idas noturnas ao banheiro ou desconforto causado pela barriga cheia.

5 – Não faça brincadeiras na hora do filhote fazer xixi

Filhotes têm bexigas pequenas e, nas primeiras semanas, você terá que se levantar à noite para levá-los para fora. Ao levar seu cachorro para fazer xixi, fique quieto e calmo. Não estimule nenhum tipo de brincadeira, pois isso pode aumentar a energia e a excitação e não ajudará seu filhote a voltar a dormir!

6 – Conforte-o com calma

Se o seu cachorrinho estiver chorando, espere alguns minutos para ver se ele para. Não o deixe por muito tempo, pois isso pode causar estresse, ansiedade, criar associações negativas com sua rotina noturna e área de dormir, além de poder prejudicar o seu vínculo com o pet. Se o seu cachorro chorar por alguns minutos, o estresse pode aumentar e até causar sintomas físicos como a diarreia.

É importante confortar o seu cachorro quando ele chora à noite, para ajudar a tranquilizá-lo. Então, se você acha que ele não vai se contentar ou que pode ficar nervoso, vá até ele, fale com calma e faça alguns carinhos suaves e volte a dormir. Se o animalzinho começar a chorar de novo, espere mais alguns minutos. Se não parar, volte e console-o novamente.

7 – Forneça bastante exercício durante o dia

Um cachorrinho cansado é um cachorrinho sonolento! Certifique-se de que seu filhote faça bastante exercício e estimulação mental durante o dia para ajudá-lo a dormir a noite toda. O treinamento é uma ótima combinação de exercícios físicos e mentais.

8 – Elimine qualquer possibilidade de dor

É raro que a dor faça um cachorrinho chorar à noite. Porém, exames veterinários regulares podem garantir que não haja problemas de saúde subjacentes que causem desconforto ao seu filhote à noite.

9 – Peça ajuda extra

Se você está lutando para impedir que seu cachorro chore à noite ou não tem certeza do que fazer, peça conselho a um treinador de cães. Ele poderá oferecer conselhos personalizados para você e seu filhote, e elaborar um plano sobre como acomodá-lo em sua nova casa.

Assim como os bebês humanos, um cachorrinho chorando tenta se comunicar com o tutor porque geralmente ele quer alguma coisa. É importante se esforçar para descobrir o porquê de o filhote estar chorando, para que você possa fazer algumas alterações que satisfaçam suas necessidades e acalmá-lo. É normal que o filhote chore nas primeiras noites, mas seguindo essas dicas, logo se acalma, para de chorar, e se acostuma com o novo lar e a nova rotina.