Por que os cães lambem as patas?
Cães lambem as patas por vários motivos. Se você notar que seu cachorro lambe as patas de vez em quando, provavelmente não há nada com que se preocupar, mas se o seu cão lambe as patas de forma constante ou agressiva, pode ser um sinal de problema de saúde ou comportamental.
Quando o tutor percebe que o pet está lambendo as patas de forma anormal, o primeiro passo é determinar se há algum problema de saúde no local, já que os cães costumam lambê-las excessivamente se estiverem com coceira, irritação ou dor, assim como tendem a lamber as feridas.
Lesões
O cão pode ter pisado em algo que causa desconforto, como um objeto pontiagudo ou piso quente, pode ter sido picado ou mordido por um inseto ou outro animal, ou pode ainda haver algum objeto como uma lasca ou substância presa na pata causando irritação e o pet precisa de ajuda para removê-lo
Crescimentos
Outra possibilidade é que o cachorro tenha um crescimento anormal em uma ou mais patas, como um cisto ou tumor. Pode também ter artrite ou uma lesão nos tecidos moles ou nos ossos da pata. Ao perceber qualquer crescimento anormal ou se o pet estiver mancando sem explicação, procure um médico veterinário imediatamente.
Alergias
Processos alérgicos geralmente causam coceira ou irritação nas almofadas das patas, fazendo com que o cão as lamba para obter alívio. Alergias alimentares e ambientais são especialmente conhecidas por causar coceira nas patas.
Infecções
Não é incomum que cães desenvolvam infecções bacterianas ou fúngicas. Estas infecções podem ocorrer secundárias a alergias ou por razões desconhecidas. Quando um cão lambe frequentemente as patas, elas permanecem úmidas, e por isso, são mais suscetíveis a bactérias e fungos.
Infecções parasitárias externas, como pulgas ou sarna, também tendem a causar muita coceira nas patas, levando a lambidas excessivas.
Preocupações Comportamentais
Se não houver problemas de saúde que causem problemas nas patas, a lambida pode ter motivos comportamentais. Pode ser um sinal de tédio, de estresse, medo ou ansiedade.
A lambida pode por exemplo ter começado devido ao tédio ou medo e depois se transformado em um hábito que se tornou relaxante ou satisfatório para o pet. Em casos graves, os cães podem ter tendências compulsivas que os levam a lamber obsessivamente as patas.
O que fazer se seu cachorro estiver lambendo as patas
Comece observando mais de perto. Inspecione a parte superior e inferior das patas, procure objetos estranhos, cortes, hematomas, sangramento, inchaço, vermelhidão, crostas, secreção, unhas quebradas, odor desagradável e qualquer outra coisa que pareça anormal.
Observe que lambidas excessivas costumam causar manchas de saliva nos pelos ao redor das patas. Essa coloração cor de ferrugem é mais fácil de ser notada onde o pelo é de cor clara. Se forem notadas manchas, é um sinal de que o cão lambe as patas com frequência.
Tratamento para lamber patas
O veterinário examinará o cachorro e discutirá seu histórico. As recomendações de tratamento serão feitas com base no diagnóstico. Podem ser recomendados banhos medicamentosos para as patas, sprays ou outros tópicos para tratar irritações ou infecções. Antibióticos orais podem ser necessários para tratar qualquer infecção bacteriana presente. Se houver uma infecção por fungos, podem ser prescritos medicamentos antifúngicos. E se for encontrado um tumor ou corpo estranho, pode ser necessária uma cirurgia para removê-lo e reparar o dano.
Se o pet tiver um problema que precise de testes ou tratamento avançados, o médico veterinário poderá encaminhá-lo a um especialista, como um dermatologista veterinário ou um cirurgião veterinário. Se não houver nenhuma razão física para o cão lamber excessivamente as patas, é possível que ele tenha desenvolvido um problema de comportamento.
Soluções Comportamentais
Uma maneira simples de lidar com o comportamento de lamber as patas é distrair o cão.
Leve-o para passear mais, brinque com ele com mais frequência e ofereça ao animalzinho brinquedos para manter o foco. Não o repreenda por lamber, mas também não o recompense com guloseimas.
Se ainda assim a lambida continuar e nenhum problema de saúde for encontrado, considere técnicas de modificação de comportamento para ajudar. Consulte um treinador de cães para obter ajuda, pois a modificação comportamental para parar de lamber ou mastigar as patas exige tempo, paciência e consistência.
Como prevenir lambidas de patas em cães
Manter as patas e a pele saudáveis é a melhor maneira de evitar que o cachorro lamba as patas. Evitar passear com o cachorro em climas muito quentes ou muito frios, e se julgar necessário, o tutor também pode investir em alguns produtos que protegem as patas do animal de condições extremas, como botas para cães ou bálsamos para as patas. Além disso, é fundamental sempre consultar um médico veterinário para fazer exames de rotina.