LEVAR ANIMAIS NO AVIÃO – Brasil e Mercosul

Você quer viajar, mas não sabe o que fazer com seu animal de estimação? Cada vez mais as pessoas preferem levar seu pet ao invés de deixá-lo sob os cuidados de outra pessoa.

Nesse artigo, você vai conhecer algumas regras que precisam ser cumpridas para que o animal possa viajar com você e também darei dicas para melhorar o conforto do seu filho de 4 patas nessa viagem.

Para seu pet voar com você, as companhias aéreas oferecem o serviço de transporte de animais em avião e pode ser transportado ao seu lado na cabine ou no bagageiro da aeronave. Mas, antes de se preocupar com as regras das companhias aéreas você precisa pensar no seu pet, afinal, ficar trancado em uma caixa, preso por várias horas, não é fácil e exige uma pré adaptação do animal. Então, antes de decidir levá-lo com você, consulte um médico veterinário para avaliar as condições de saúde do seu pet.

REQUISITOS A SEREM CUMPRIDOS

As empresas possuem suas próprias normas quanto ao porte, peso, raça e idade do animal. Essas regras variam bastante de empresa para empresa e dependem também do modelo do avião, pois nem todos conseguem acomodar animais a bordo.

Normalmente, é cobrada uma taxa para o transporte do pet que varia de acordo com a distância e o destino. A reserva deve ser feita com antecedência e está sujeita à confirmação.

É importante consultar as companhias aéreas para verificar detalhes sobre custos para o pet voar na cabine ou no porão e também sobre o prazo necessário para fazer a reserva.

CABINE

Se optar por levá-lo na cabine, o animal precisa ser colocado embaixo do assento e deve permanecer dentro da caixa durante toda a viagem.

PORÃO DO AVIÃO

Se o animal for transportado no porão, será necessário identificar o pet e também a caixa de transporte, que é fixada para evitar que o animal fique agitado. Forre a caixa com tapete higiênico, e se possível, deixe uma peça de roupa sua com seu cão ou gato para ele não ficar muito triste.

CAIXA PARA TRANSPORTE DO ANIMAL

A caixa para o transporte do animal é conhecida como Kennel. Ela precisa ser resistente, bem ventilada, além de ter espaço e tamanho adequado para o animal se movimentar com conforto, já que ele vai ficar na caixa durante toda a viagem.

A caixa de transporte precisa de uma trava que impossibilite o cachorro ou gato de sair, e pode ser comprada em pet shops ou em lojas especializadas.

Antes de comprá-la, você deve consultar a medida específica permitida por cada companhia aérea. Recomendo que você leve as especificações para medir e comprar a caixa corretamente.

Atenção! Caso o pet tenha viajado no bagageiro do avião, no desembarque, ele não será colocado na esteira, mas sim na área de retirada de bagagens.

VACINAS E ATESTADOS

O transporte aéreo de animais depende da documentação do pet estar dentro dos prazos exigidos. O animal deverá estar com as vacinas em dia e ter um atestado de saúde específico para aquela viagem aérea.

Sobre o atestado de saúde do animal, novamente: cada empresa tem suas regras, mas geralmente os atestados emitidos a no máximo 10 dias antes do vôo, são aceitos.

DICAS PARA ADAPTAÇÃO DO PET NA CAIXA DE TRANSPORTE

Para que seu pet não estranhe a caixa, recomendo que você inicie uma adaptação 15 dias antes da viagem.

Deixe a caixa aberta e acessível para o pet em um local dentro de casa. Assim, ele poderá se familiarizar com o ambiente. Ofereça refeições e brinque com animal dentro da caixa de transporte tornando o local confortável.

Enquanto o cão ou gato fica na caixa, feche a porta para ele se acostumar. Aos poucos, aumente o tempo de permanência dele dentro da caixa e se afaste para ele também se habituar com a sua ausência.

DICAS

  • Na véspera da viagem é recomendado dar banho e aparar as unhas do animal;
  • No dia da viagem, ofereça alimentos leves e para evitar enjôos, a última refeição dele deve ser de duas a três horas antes do embarque;
  • Dê água ao pet em casa, no aeroporto, e antes do vôo para ele se hidratar o suficiente para viagem;
  • Antes do embarque, passeie um pouco com seu animal;
  • Evite embarcar muito antes, a não ser que o animal esteja nervoso no aeroporto;
  • Brinque com ele para ajudá-lo a relaxar;
  • Planeja viagens com trajetos curtos ou vôos diretos;

Com essas dicas, você conseguirá controlar a ansiedade e o stress do seu animal durante a viagem!