Border Collie: Tudo sobre a raça

Muito inteligente e cheio de energia para brincar, o Border Collie adora uma rotina agitada.
Sempre disposto, vive a procura de novos desafios, motivo este que o torna ótimo em programas de adestramento.

HISTÓRIA
Originária da Grã-Bretanha, a raça recebeu esse nome como referência à região de Borders, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra.
Os cães dessa raça foram utilizados como pastores de ovelhas pelos fazendeiros, pois eram resistentes e independentes nas tarefas de agrupar e caminhar com os animais entre as montanhas e vales do país.
Os primeiros Border Collies desembarcaram na América ainda no século XIX, onde foram utilizados na exploração da agricultura e assim como na Grã-Bretanha, se tornou uma das principais raças para auxílio na criação de ovelhas.
A raça também obteve muito sucesso em campeonatos de obediência, mas somente em 1995, o American Kennel Club a reconheceu, e ele pôde entrar oficialmente no círculo de exposições.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Com expectativa de vida entre 12 e 15 anos e com porte médio e atlético, o Border Collie tem o tronco ligeiramente mais longo que a altura, focinho comprido, cauda peluda e orelhas em pé, mas com a ponta dobrada, além de olhos médios bem separados, que conferem ao cão a famosa expressão atenta e inteligente.
É uma raça que adora brincadeiras educativas e jogos de agilidade, pois necessita de estímulos físicos e mentais para que tenha uma boa qualidade de vida.
O importante é que as atividades consumam energia, ao mesmo tempo que proporcionem novos aprendizados, por isso, não é um cachorro indicado para viver em apartamentos ou lugares com pouco espaço.

PERSONALIDADE E SOCIALIZAÇÃO
Uma raça alegre, brincalhona, muito ativa, inteligente, obediente, independente e fiel aos seus tutores.
Estão sempre alertas, por isso, podem ser arredios ao sinal de algum estranho se aproximando, e até reagir a movimentos bruscos ou barulhos altos e inesperados.
Apesar de serem cães amigáveis, é sempre importante ressaltar que todo esse companheirismo, obediência e espírito de proteção, que são características marcantes da raça, estão bastante ligadas às brincadeiras e atividades feitas em conjunto com os tutores.
Por isso, timidez, comportamentos agressivos e até fobias, podem acontecer quando não são estimulados.
Para que a socialização com outros pets e pessoas seja ainda mais fácil, além das brincadeiras mais comuns, as técnicas de adestramento funcionam muito bem.
Incluir o filhote de Border Collie em programas de adestramento, garante um desenvolvimento mais saudável e ativo, além do impacto positivo na relação com os tutores.
Essas atividades podem e devem continuar sendo feitas ao longo da vida do animal.

PELAGEM
Possuem pelagem sempre densa e de textura média, o que o protege bastante de temperaturas frias.
Embora o bicolor preto e branco seja o mais comum e tradicional, a coloração da pelagem pode variar também com tricolor preto,castanho e branco, e tricolor vermelho fígado,castanho e branco.
Escovações semanais costumam ser suficientes para a retirada de pelos mortos.

SAÚDE
Os cães dessa raça são mais saudáveis e equilibrados quando praticam atividades físicas diariamente, e por serem muito ativos, é preciso ficar atento para possíveis problemas de displasia do quadril e doenças articulares e ósseas, que causam dores e desconfortos que provavelmente farão o pet andar mancando.
Por isso, visitas periódicas ao médico veterinário são essenciais para acompanhar a saúde do animalzinho.

Surpreendentemente inteligentes, aventureiros e muito queridos pelas famílias brasileiras, esse é o Border Collie.