Por que os Gatos Ronronam? É normal?
Quem diz que gato não sabe demonstrar seu amor, certamente não conviveu com esses animais encantadores.
Muito carinhosos, os gatos sabem sim demonstrar os seus sentimentos.
Muitas pessoas associam o ronronar a um sentimento de alegria e satisfação, pois é comum que os gatos ronronem no colo dos seus donos enquanto recebem um carinho.
Nesse artigo, vou citar algumas teorias sobre os motivos que podem levar seu gato a ronronar.
O real motivo do ronronar dos gatos, é algo que ainda intriga muitos especialistas, mas reconhecer esse som característico, não é difícil.
De acordo com estudos, o som sai da garganta do pet.
O ronronar vem da contração e dilatação da glote, que é a parte da laringe que cerca as cordas vocais. Conforme ocorre esse movimento e o gato respira, o ar vibra, e na sua liberação, podemos ouvir o ronronar do gato.
Eles aprendem a ronronar desde muito cedo. Com dois dias de vida os gatos já conseguem emitir o som, que segundo algumas teorias, seria para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora da amamentação. Não à toa, acredita-se que por isso que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição, pois associam o som ao ato de comer desde sua infância.
Mas será que todo o gato ronrona?
Não. Nem todos os gatos ronronam. Especialistas acreditam que gatos que não tiveram a presença da mãe na primeira infância, tendem a não ronronar. Por se tratar de um comportamento adquirido nessa fase, pets que não foram estimulados a ronronar desde cedo, possivelmente não terão esse hábito durante a vida adulta.
Conheça a seguir, outros motivos comuns do ronronar do gato:
- Satisfação: é a razão mais comum. Os gatos ronronam para demonstrar que estão felizes com carinho.
- Fome: muitos gatos ronronam quando estão com fome ou quando percebem que está na hora da ração.
- Comunicação: alguns estudos demonstram que o ronronar nada mais é que uma maneira do gato se comunicar e apaziguar situações de stress.
- Cautela: o ronronar do gato também pode significar cautela ao entrar em um ambiente novo e desconhecido.
- Dor: alguns ronrons são ainda associados a dor, gatos podem ronronar inclusive durante doenças graves.
Como acabamos de ver, apesar do ronronar geralmente representar satisfação para os gatos, também pode expressar um estado de nervoso, medo e stress.
É importante observar se junto do ronronar o pet esboça algum outro comportamento diferente do normal. O ronronar excessivo associado a outros comportamentos pode indicar alguma doença ou incômodo. Caso isso aconteça, leve o pet ao médico veterinário para uma pesquisa mais detalhada.
Essas são apenas algumas teorias sobre o ronronar dos gatos. Conforme o tempo passa, mais estudos são realizados, surgindo assim, novas teorias que tentam explicar o comportamento desses felinos domésticos tão queridos.