POODLE: TUDO SOBRE A RAÇA DE CACHORRO

Se a ideia é ter um cãozinho companheiro na família, o Poodle é uma excelente escolha. O cão se tornou um dos mais famosos do Brasil e do mundo, a raça está em segundo no ranking das mais inteligentes, e podem ser de 4 portes: grande, médio, anão e toy.

HISTÓRIA

A história do Poodle é um tanto incerta. Sua origem é disputada por dois países: França e Alemanha.

Na Alemanha, eram chamados de pudell que significa “cão d’água”. Já na França, eram chamados de caniche, que significa “cão caçador de aves aquáticas”. O Poodle tem a fama de bom nadador e exímio caçador de patos. 

Independentemente do país de origem, é uma raça antiga. Registros revelam pinturas e esculturas do cachorro datadas de mais de 400 anos.

PORTES

Diferentemente de outras raças caninas, os tipos de poodles apresentam grande diferença de tamanho e peso entre eles: Poodle grande tem média de 45 a 60 cm; Poodle médio mede entre 35 e 45 cm; Poodle anão com tamanho que varia entre 28 e 35 cm; e o Poodle toy, com média de 24 a 28 cm.

A França é apontada como o país de origem no desenvolvimento dessa variação na raça e também de dar projeção mundial ao cãozinho. Do Toy ao grande, o Poodle pode pesar entre 2kg e 23 kg.

PELAGEM

A pelagem do Poodle é a sua principal característica física. Fina e encaracolada, não solta pelos, mas formam nós rapidamente e devem ser escovados uma vez por semana para serem evitados.

Mas atenção! Diferentemente de outras raças em que os pelos não crescem tanto, a pelagem dos Poodles não tem um limite de crescimento, por isso a importância de aparar e escovar para evitar a formação de nós, e para a pele respirar, evitando assim, dermatites e fungos. 

As cores são variadas e se mantém a mesma desde filhote até a fase adulta, podendo ser branco, preto, marrom, cinza, abricó ou fulvo avermelhado.

TOSA

Antigamente, as tosas tinham o objetivo de diminuir o peso da água na pelagem e proteger o cão das baixas temperaturas.

O famoso corte leão era feito para que os cães possuíssem melhor desempenho na água durante a caça de aves, prática que desempenhavam na França. Em contrapartida, alguns afirmam que essa tosa era utilizada na Alemanha para auxiliar na prática do pastoreio, já que sua semelhança com a pelagem de um leão servia para espantar os lobos. 

Atualmente as tosas servem apenas para mantê-los saudáveis e para fins estéticos, destacando assim, a beleza e fofura da raça.

PERSONALIDADE

O temperamento do Poodle é um grande responsável por sua popularidade. São animais extremamente dóceis e carinhosos, mas é justamente pela personalidade carente, que muitas vezes o animal pode apresentar comportamentos incomuns de desobediência. Eles se magoam facilmente e podem protestar quando são chamados atenção, fazendo coisas desagradáveis como urinar onde não devem. 

Apesar da raça possuir tamanhos distintos, a personalidade de todos é semelhante. São cachorros animados, mas não são muito agitado e não gostam de ficar sozinhos.

O poodle adora gastar toda sua energia brincando, e como são excelentes nadadores, essa atividade pode ser uma ótima escolha para ajudar a gastar a energia.

Assim como em outras raças, a socialização do Poodle é importante desde filhote para que ele não se torne um cão teimoso ou bagunceiro. Procure dar atenção ao animal e faça com que ele se sinta parte da família. 

Se adestrado desde filhote, terá um ótimo convívio com crianças ou outros animais, até mesmo com os gatos.

Outra característica da personalidade do Poodle é que ele tem a tendência de latir muito, então, é importante que o tutor não incentive esse comportamento.

HIGIENE E SAÚDE

Os Poodles precisam de dois banhos por mês para se manterem limpos e cheirosos. Nesse processo, utilize apenas produtos específicos para cachorros, como shampoos apropriados. 

Aparar as unhas do pet em média a cada 15 dias, também é muito importante para que ela não quebre na raiz e machuque o animal. Também é necessário acostumar a escovar os dentes do seu cão desde filhote para evitar problemas bucais, como por exemplo, tártaro e a formação de cáries.

Uma das grandes características da raça é possuir uma alta expectativa de vida, isso porque os cãezinhos geralmente são muito saudáveis. No entanto, algumas doenças podem acabar afetando o animal. Nos menores há possibilidade de luxação patelar, uma doença que dificulta a caminhada dos pés. O tratamento pode ser realizado com remédios ou até mesmo cirurgia. Já em cachorros na fase sênior, há possibilidade de desenvolver a catarata, uma doença que dificulta a visão. 

Mesmo que o Poodle seja uma raça privilegiada quando o assunto é saúde, o tutor sempre deve levá-lo a consultas veterinárias. Mesmo que o seu companheiro não demonstre problemas de saúde o ideal é sempre fazer check-ups.

ALIMENTAÇÃO

Evite alimentos de humanos. Opte por rações específicas para Poodle filhote, adulto ou sênior, dependendo da fase de vida dele.

Além disso, priorize rações naturais que contam com mais nutrientes e proteínas. O veterinário também é responsável por prescrever e indicar rações e remédios para o seu cachorro, portanto, procure um profissional para cuidar da alimentação e cuide do seu animal sempre que necessário.

Um cãozinho alegre, esperto, fofo e saudável, esse é o Poodle. Com certeza será uma ótima escolha e vai fazer parte da sua família por muito tempo.
ResponderEncaminhar