DOGUE ALEMÃO: Tudo sobre a raça

Uma raça de cães gigantescos, excepcionalmente amigáveis, afetuosos e sensíveis.

História
A origem da raça se deu no início do século dezesseis, quando os ingleses criavam cães grandes e fortes a partir de cruzamentos do mastim largo com o grande cão de caça irlandês.
A raça foi introduzida na Alemanha, onde era utilizada na caça de javalis e ursos. O trabalho dos cães era manter a presa sob controle até que o caçador pudesse matá-la.
À medida que a caça tradicional de grandes animais começou a sair de moda no século 19, e novas armas de fogo surgiram, os bravos e grandes cães também começaram a desaparecer. No entanto, alguns nobres ficaram fascinados pela aparência nobre e imponente da raça, e começaram a criar o Dogue Alemão como um cão de luxo e símbolo de status.

Personalidade
O tamanho imenso e a aparência impressionante do Dogue Alemão chegam a intimidar à primeira vista, mas o medo causado pelo tamanho acaba quando rapidamente se percebe que se trata de um cão extremamente amoroso, calmo, amigável, e que, com muita frequência, subestima seu próprio tamanho e tenta se aconchegar no colo de seu dono.
O Dogue Alemão se dá bem com outros animais de estimação, gosta de crianças, e, devido à sua natureza amorosa e afetuosa, é considerado um bom cão para a família. A raça é geralmente cautelosa e reservada com estranhos, por isso, são adequados como cães de guarda também, principalmente devido à sua estatura e aparência.

Local de criação
A primeira preocupação que um tutor deve ter ao pensar em adquirir um dogue alemão, está relacionada ao tamanho do pet. A questão mais importante é se há espaço suficiente para esse enorme cachorro, pois em um pequeno apartamento na cidade por exemplo, esse pet ficará totalmente deslocado.
Ao mesmo tempo, não é uma raça para viver em uma casa onde ele tenha que subir muitas escadas, pois isso danifica os ossos e as articulações dos animais de grande porte.
A expectativa de vida do Dogue Alemão fica entre 8 e 10 anos, e são oficialmente reconhecidas cinco cores diferentes: arlequim, dourado, tigrado, preto e azul.
A escolha do gênero também é um critério importante para o tutor no momento de escolher o Dogue Alemão, pois os machos são significativamente maiores e mais pesados, e assim, parecem mais imponentes. Sua altura fica entre 76 e 90 centímetros e o peso pode chegar a 90kg.
Já as fêmeas são menores e mais leves, porém, mais elegantes. Sua altura fica entre 71 e 84 centímetros e seu peso chega a 59kg.
Apesar do tamanho, o Dogue Alemão não precisa de muito mais exercício do que outros cães. Longas caminhadas diárias são suficientes, pois não é uma raça adequada para correr, uma vez que muito exercício cansativo é prejudicial para as articulações de cães grandes.
O tutor deve focar em atividades que desafiem o pet mentalmente e divertidamente. Com sua disposição de cão farejador, eles ficam entusiasmados com brinquedos de inteligência de todos os tipos.

Desenvolvimento e treinamento
Embora o Dogue Alemão seja naturalmente amigável, a educação é a chave para o desenvolvimento posterior do filhote.
O principal problema de treinar um cão tão grande é a enorme superioridade física do pet, que dificilmente pode ser conduzido se não for treinado adequadamente. Como muito poucas pessoas podem realmente controlar fisicamente um Dogue Alemão, existem medidas alternativas. O uso de um cabresto, uma guia presa na frente dos ombros do cão ou um arnês anti-puxão são bastante úteis no treinamento.
Para garantir a obediência do animal, é preciso que seja treinado desde cedo, não permitindo que o filhote faça nada que ele não deva fazer quando adulto.
Como o Dogue Alemão tem uma natureza sensível, ele responde bem ao reforço positivo, e não sabe lidar bem com a agressividade de quem o treina. Um Dogue Alemão mal treinado pode se tornar perigoso e agressivo.

Saúde
Para que o pet se mantenha saudável e em forma pelo maior tempo possível, é muito importante que os tendões e músculos do cão estejam bem treinados, e por isso, principalmente na idade adulta, longas caminhadas diárias devem estar na ordem do dia.
Devido ao seu tamanho, os Dogues Alemães costumam ser propensos ao câncer ósseo e à torção do estômago, mas a displasia do quadril e a doença do músculo cardíaco também são problemas de saúde comuns.
Por causa dessas doenças, 28% dos cães dessa raça morrem antes de atingirem os cinco anos de idade. Por isso, para minimizar os riscos, é preciso oferecer ao animal uma dieta correta e balanceada, garantir uma rotina de exercícios adequados e visitar periodicamente o médico veterinário.
Uma raça que impressiona pelo tamanho e imponência, mas também pela elegância e temperamento amigável. Assim são os cães da raça Dogue Alemão.