Cachorro lambendo os lábios

Ridgeback dog portrait licks its lips isolated on white

Se você vir um cachorro lambendo os lábios, pode presumir que ele está simplesmente comendo ou babando por alguma coisa. Mas se não houver comida por perto, o pet pode estar lambendo os lábios porque há algo acontecendo ao seu redor que ele percebe como uma ameaça.

Nesse post, vou falar sobre o que pode levar um cachorro a lamber os lábios quando esse comportamento não tem relação com a alimentação e o que pode ser feito para resolver esse comportamento.

Quando um cachorro está lambendo os lábios e não há comida por perto, uma das possibilidades é que ele está tentando enviar uma mensagem de que está estressado ou desconfortável com alguma situação que está acontecendo ao redor, e que é interpretada por ele como uma ameaça. Lamber os lábios, pode ser uma demonstração de preocupação.

Se o seu cachorro está lambendo os lábios no veterinário ou em outro lugar que o deixa nervoso, tente redirecionar a atenção do pet para algo positivo. Você pode pedir a ele para fazer um truque e depois recompensá-lo por obedecer. Evite confortar seu cão quando ele estiver inquieto, pois isso apenas reforça seu medo ou ansiedade.

Outra interpretação para o comportamento canino de lamber os lábios, é de que seja um gesto de apaziguamento. Os cães lambem os lábios para apaziguar e acalmar uma pessoa ou animal que eles veem como uma ameaça, a fim de evitar uma possível agressão.

Um exemplo disso pode ser visto em cães que são repreendidos quando seus tutores voltam para casa e descobrem que o cachorro aprontou errado enquanto estava sozinho. O pet pode não conectar a bronca ao fato que causou a repreensão. Em vez disso, naquele momento, ele vê seu dono como uma ameaça, e pode oferecer um gesto de apaziguamento lambendo os lábios e desviando o olhar. Esta é uma forma de o cão dizer que não é uma ameaça para a pessoa que se comporta de forma agressiva.

Esse gesto de apaziguamento pode ser a primeira tentativa do cão de remover a ameaça, como fazer seu tutor parar de gritar ou fazer outro cachorro parar de latir para ele. No entanto, isso não significa que o cão não ficará na defensiva se a situação ameaçadora continuar. Um cão defensivo pode recorrer a um comportamento agressivo se os gestos de apaziguamento não forem bem-sucedidos. Por isso, se você vir um cachorro lambendo os lábios, recue e dê a ele algum espaço para ficar mais confortável. Tente determinar a origem da preocupação do cão e removê-la, se possível.

Também pode acontecer de os cães lamberem os lábios e bocejarem, quando estão frustrados ou confusos. Muitos tutores podem notar esse comportamento durante as sessões de treinamento, quando seus cães estão tendo problemas para entender o que está sendo ensinado.

Se você notar que o animal lambe os lábios, boceja, arranha ou cheira o chão enquanto treina, talvez seja hora de interromper a sessão de treinamento, pois um cão não pode aprender coisas novas quando está estressado. Quando isso acontece, para terminar o treino de uma forma positiva, uma dica é pedir ao pet para fazer algo simples que ele já saiba, e recompensá-lo com uma guloseima e elogios, para somente então, encerrar a sessão. Da próxima vez, divida o treinamento em segmentos menores para que seja mais fácil para o animal aprender.

Outra possível razão importante para um cachorro lamber excessivamente os lábios é uma questão relacionada à saúde, como náusea, doença dentária ou dor na boca. Por isso, quando esse comportamento for constante e inexplicável, é fundamental que o tutor leve o pet para ser consultado por um médico veterinário.

Esteja sempre atento: se você costuma se deparar com seu cão lambendo os lábios quando não há uma ameaça clara e não há comida por perto, é importante investigar melhor a situação, pois talvez haja algo no ambiente que esteja deixando o pet inquieto, ou, como você viu nesse vídeo, pode até haver algum problema de saúde, como náuseas ou desconforto oral. Em caso de dúvida, leve seu cão ao veterinário para fazer um check-up.