LIDANDO COM A OBESIDADE EM COELHOS

A obesidade sempre é um problema. Assim como acontece com humanos, cães, gatos e até em pássaros, o excesso de peso desempenha um papel importante na saúde dos coelhos de estimação e é considerado um problema de bem-estar animal.

O que causa obesidade em coelhos?
Comer demais é normalmente o motivo da obesidade em coelhos, mas esse fator isoladamente pode não afetar o pet se ele for muito ativo. Assim como acontece com os humanos, os coelhos precisam ingerir mais calorias do que gastam para ganhar peso, e como muitos coelhos de estimação infelizmente ficam dentro da gaiola a maior parte de suas vidas, a obesidade é um problema comum quando esses animaizinhos não fazem os exercícios de que precisam.
Guloseimas açucaradas também contribuem para o problema da obesidade em coelhos de estimação. Apesar de muitos desses petiscos serem comercializados com uma aparência fofinha e chamativa, o coelho não se importa com a aparência da comida. O ideal é que o tutor não se renda aos truques comerciais e não queira dar para o pet comer, tudo o que encontra no petshop.
Mas, ficar parado, é o principal causador da obesidade em todas as espécies. Os coelhos são feitos para pular e correr, mas muitos ficam presos em pequenas gaiolas por muito tempo, e apenas pulam e brincam por curtos períodos. Essa falta de esforço energético pode criar uma infinidade de problemas para o animal e também deixá-lo sem nada para fazer além de comer, dormir e ganhar peso.

Como saber se o coelho é obeso?
Ser obeso significa que o coelho tem mais gordura corporal do que é saudável para o tamanho do corpo. Cada espécie de coelho tem um conjunto diferente de padrões de raça que informam qual deve ser o tamanho e o peso normais de cada raça em particular. Esses padrões devem ser usados como uma diretriz para ajudar o tutor e o veterinário a julgarem se o peso do pet pode ou não ser considerado adequado.
Um coelho que o tutor pode sentir, mas não vê facilmente as costelas, normalmente está dentro do peso esperado. A maneira mais fácil de saber se as costelas estão muito salientes é comparar a sensação das costelas do coelho com o punho fechado.
Faça um punho com a mão e depois sinta os nós dos dedos. Se as costelas do pet estiverem assim, muito proeminentes, seu coelho está muito magro. Agora sinta seus dedos, onde seus anéis normalmente ficariam em sua mão enquanto seu punho ainda está fechado. Se for essa mesma sensação que tem ao sentir as costelas do coelho, o animalzinho está com o peso corporal ideal. Já se você não consegue sentir as costelas do seu coelho ou tem que fazer força para senti-las, então é bem provável que o coelho esteja acima do peso. Um médico veterinário pode ajudá-lo com este processo se você não tiver certeza disso.

O que o tutor pode fazer para prevenir e reverter a obesidade em coelhos?
Obviamente, as coisas mais indicadas a serem feitas é fornecer um tipo e uma quantidade apropriada de comida e permitir que o pet faça bastante exercício. O feno de grama é vital para a saúde do coelho e deve ser a parte principal de sua dieta. Rações e guloseimas em demasia são geralmente as razões para o ganho de peso, portanto, devem sempre ser limitadas em coelhos adultos.
Ao invés de oferecer ao pet alimentos industrializados cheios de açúcar e gordura, reserve como guloseimas, alimentos saudáveis como morango ou cenoura, e trate-os como um petisco especial para o coelho.
Permitir que o pet corra, brinque e se exercite ao invés de passar o tempo todo dentro da gaiola também é fundamental. O ideal é que o coelho possa por pelo menos três horas diárias explorar espaços para manter a mente estimulada, se manter dentro do peso e se sentir feliz.
Lembre-se, os coelhos se alimentam de forma saudável e correm vários quilômetros por dia na natureza, então, o mínimo que podemos fazer para que fiquem saudáveis e dentro do peso, é deixá-los brincar em nossas casas todos os dias por pelo menos algumas horas e cuidarmos para que a alimentação do pet seja a mais saudável possível.