Razões comuns para latir de cachorro
É natural para os cães latir, ganir e uivar às vezes, pois os cães vocalizam para se comunicar com os humanos e se expressar. Às vezes, queremos ouvir nossos cães latindo para nos alertar sobre um perigo potencial ou nos proteger de danos. Outras vezes, o latido é excessivo e parece não ter nenhum significado real.
Os cães latem por vários motivos. Eles não latem só porque podem, embora possa parecer assim às vezes, não latem apenas para irritar o tutor e os vizinhos, nem por despeito ou vingança.
Certas raças de cães tendem a latir mais do que outras, pois algumas delas, foram criadas para latir, e assim, alertar as pessoas sobre o perigo, proteger as casas, ou até para assustar as presas para que os caçadores as tirem do esconderijo.
Se o tutor ouvir com atenção, eventualmente, aprenderá os sons dos diferentes latidos do pet. Então, poderá descobrir o que cada latido significa. O primeiro passo para controlar esse comportamento é entender por que o cachorro está latindo.
Aviso/Alerta
É natural um cachorro latir quando alguém está na porta ou quando estranhos passam pela casa ou pelo carro. Muitos cães latem se sentirem algum tipo de ameaça, e através do latido mostram que estranhos não devem se aproximar, pois estão ali protegendo o lugar. O som desse latido geralmente é agudo, alto e autoritário. Aprimorar esse instinto com treinamento pode realmente ajudar a proteger a casa e a família.
Ansiedade
O latido ansioso muitas vezes parece ser um ato de auto-tranquilização para muitos cães. Muitas vezes é agudo e acompanhado de ganido. Esse tipo de latido é comum em cães com ansiedade de separação, medos e fobias, ou outros tipos de ansiedade.
Procurando atenção
Quando você ouvir esse latido, geralmente saberá exatamente o que significa. Este latido diz “Ei! Ei! Olha! Aqui estou eu!” Outros cães podem ganir e latir juntos para chamar a atenção, quase como o tom de uma criança choramingando.
Brincadeira/Emoção
Este tipo de latido é especialmente comum em cachorros e cães jovens. Muitos cães latem enquanto brincam com pessoas ou outros cães. Até mesmo o som do latido tende a soar otimista e possivelmente musical. Alguns cães latem com entusiasmo quando sabem que estão prestes a dar um passeio ou passear de carro.
Respondendo a outros cães
Este é um cenário comum. Um cachorro na rua começa a latir e, um por um, todos os cachorros do quarteirão se juntam a ele.
Tédio
O latido de um cachorro entediado soa como um cachorro que late só para ouvir a própria voz. Embora tenda a ser irritante, também é meio triste. Cães entediados geralmente latem para liberar o excesso de energia e, às vezes, latem por solidão. Eles geralmente precisam de uma atividade e talvez até de um companheiro.
Latidos problemáticos
O latido excessivo provavelmente não melhorará sem a intervenção do tutor. Depois de determinar o motivo do latido, o ideal é tomar medidas para combater o problema. Se o latido do cachorro parecer relacionado a medo ou ansiedade, talvez seja necessário começar com uma visita ao médico veterinário, que pode descartar razões médicas para o comportamento e possivelmente recomendar medicamentos para ajudar. Um cão com elevado nível de ansiedade por exemplo, terá muita dificuldade em aprender coisas novas, e medicamentos para diminuir a ansiedade podem ajudar a tornar o treinamento mais bem-sucedido.
Não ignore o excesso de latidos do seu cachorro. Na maioria dos casos, o tutor pode controlar os latidos do pet com treinamento básico, estimulação mental e exercícios. Em situações mais graves, pode ser necessário contratar um adestrador ou especialista em comportamento animal.