Por que o gato derruba as coisas?
É muito comum nos depararmos com vídeos de gatos batendo em objetos e derrubando coisas de cima de móveis. Apesar de ser algo engraçado, muitos tutores de gatos se incomodam com esse hábito, que é natural e instintivo.
Eles são caçadores natos
Bater nas coisas é um tipo de comportamento normal para a maioria dos gatos, pois os encoraja a brincar.
Quando por exemplo, um gato está na natureza e caça um rato, aquela criaturinha se tornará a vítima do gato, mas antes que isso aconteça, se o gato não estiver com tanta fome, o rato começará a ficar tonto com todos os movimentos ou brincadeiras brutas que o gato fez e, a certa altura, pode não se mover mais. Se o gato continuar querendo brincar, ele vai bater no rato para atrair sua atenção e reanimá-lo para que ele possa se divertir um pouco mais. Embora isso possa parecer cruel, a verdade é que é assim que os gatos selvagens aprendem a caçar.
Seus instintos são aguçados, mas eles precisam aprimorá-los continuamente, e só podem fazer isso com a ajuda de pequenas presas.
Esta é também a razão pela qual a maioria dos gatos bate em vários itens dentro de casa.
Um bom exemplo são as varinhas para gatos que muitos tutores utilizam para brincar com os pets. Se a varinha for deixada em algum lugar da casa, provavelmente o gato tentará brincar com ela mesmo quando o tutor não estiver a segurando e a balançando no ar.
De alguma forma, os gatos domésticos mantiveram o instinto de caça, e, embora possa parecer um pouco bobo, eles tentarão continuamente reviver brinquedos inanimados para que possam brincar com eles ou fazê-los agir como presas reais.
Eles estão explorando seus arredores
Os gatos, apesar de terem a visão binocular bem desenvolvida e captarem várias coisas diferentes ao mesmo tempo em um campo de visão de 200 graus, são muito melhores em ver as coisas no escuro. Por isso são animais crepusculares, ou seja, são mais ativos durante o amanhecer e quando está anoitecendo.
Assim, principalmente durante o dia, os gatos confiam fortemente em sua audição. Às vezes até mais do que em sua visão. Por isso, quando o gato bate e derruba as coisas dentro de casa, ele pode estar sentindo a consistência de lugares ou objetos, para se certificar de que não se trata de algo inseguro e que o coloque em risco.
Eles querem atenção
Todo tutor de gato sabe que quando esses pets batem em alguma coisa, isso não é feito com muita sutileza, e por isso, normalmente chama a atenção ou pelo menos desperta a curiosidade de quem está por perto.
Às vezes, especialmente nos casos em que o gato não enxerga tão bem, bater nas coisas pode até ser engraçado, pois como vimos anteriormente, esses gatos tendem a explorar o mundo ao seu redor de maneira um pouco diferente, e nesses casos, é bem comum que a batida seja acompanhada de sustos cinematográficos, que podem ser vistos em milhares de vídeos viralizados na internet.
Como vimos, o gato pode bater em coisas nas mesas, prateleiras ou qualquer outro tipo de mobília para chamar a atenção, tentar brincar com a “presa” ou apenas explorar seu ambiente.
O melhor a fazer é manter os itens que não podem sofrer quedas seguros, dentro de armários ou gavetas aos quais o gato não tenha acesso, e garantir que o pet tenha muitas oportunidades de entretenimento para que ele não fique entediado e queira chamar a atenção do tutor a todo momento.
Também é importante não reagir de forma agressiva ou agitada quando o gato bater nas coisas e tentar derrubá-las, pois isso cria um estresse desnecessário para o animal de estimação.
Lembre-se que muitos gatos são bem-comportados e sintonizados com seus donos, então, eles entenderão se as coisas estão fora dos limites, se o tutor simplesmente levantar um pouco a voz e dizer ao gato que tudo o que ele fez está errado.