Cachorro pode beber leite?
Uma dúvida comum entre tutores de cães, é se o pet pode ser intolerante à lactose.
Afinal, cachorros podem beber leite? A resposta não é um simples sim ou não. O leite não é algo altamente tóxico para cães como é o caso da uva, chocolate amargo ou xilitol. Mas, se o animal tiver intolerância ou ingerir uma quantidade grande, pode ter efeitos graves.
O leite é necessário na dieta de um cão?
Os filhotes recebem o leite da mãe durante um período em que eles têm um suprimento maior de uma enzima chamada lactase. Esta enzima ajuda a quebrar os açúcares contidos no leite, tornando-o mais fácil de digerir. Lembrando, é claro, que estamos falando do leite natural e não processado da mãe, que é muito diferente dos leites de vaca ou cabra.
Uma vez que os cães amadurecem, não é algo que eles precisam em sua dieta. Portanto, em caso de dúvida, é melhor evitá-lo ou então reservar a cota de leite para um pedaço ocasional de queijo ou sorvete.
Os cães podem ser intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite?
À medida que os cães amadurecem e não precisam mais do leite materno para se fortalecer, a quantidade da enzima lactase que é produzida, naturalmente diminui. Isso significa que a partir dessa fase, eles não são capazes de quebrar os açúcares do leite com tanta facilidade, e assim, são mais propensos a desenvolver intolerância a ele.
É claro que nem todo cão desenvolverá intolerância, mas assim como acontece com os humanos, é reconhecido como um problema relativamente comum entre os cães.
Quais são os sinais de uma intolerância à lactose
Cães que sofrem de intolerância à lactose geralmente têm dor de estômago. Isso pode resultar em dor e desconforto, flatulência e diarreia. Alguns cães também podem vomitar.
O nível da intolerância pode variar. Alguns podem apresentar sinais apenas se ingerirem grandes quantidades de leite, enquanto outros, podem manifestar a intolerância tendo ingerido muito pouco. O tutor deve monitorar o animal de estimação sempre que introduzir algo novo em sua dieta para avaliar se parece estar causando algum problema.
Quais são os sinais de uma reação alérgica
As alergias são menos comuns do que as intolerâncias, mas as reações aos laticínios são uma das alergias alimentares mais comuns observadas em cães. Se ocorrer alguma reação após a ingestão de laticínios, o tutor deve evitar por um período dar qualquer tipo de alimentação, e, se a reação for grave, deve procurar orientação veterinária.
Possíveis complicações de alimentar um cachorro com leite
Além do fato de que alguns cães não toleram bem o leite, trata-se de um alimento rico em gordura em sua forma integral e quando está em laticínios integrais como queijo.
A ingestão de muito leite ou laticínios pode contribuir para problemas de obesidade, e existe a chance contribuir para que o cão desenvolva pancreatite, uma inflamação do pâncreas que é muito séria, e às vezes, pode até mesmo ser fatal.
Como garantir que o cão receba cálcio suficiente?
Muitos tutores acreditam que dar a seus cães produtos lácteos como parte da dieta, fornecerá a eles uma boa fonte de cálcio, que, embora seja importante para o desenvolvimento saudável dos ossos e outras funções, pode ser fornecido por fontes alimentares mais apropriadas para cães.
Uma ração de alta qualidade, balanceada e completa já conterá uma quantidade adequada de cálcio, que também é encontrado em carnes, vegetais como brócolis e até mesmo em ossos moídos. Tudo isso é melhor para o pet do que porções regulares de leite ou laticínios.
Laticínio como guloseimas
Produtos lácteos são frequentemente dados aos cães como uma guloseima ou suplemento à dieta. O queijo, por exemplo, é uma guloseima comum durante os treinamentos.
Se for cortado em pedaços pequenos e administrado apenas ocasionalmente, não deve causar grandes problemas, mas o melhor a fazer é procurar uma alternativa de guloseima mais saudável que o cão também aprecie.
Se o pet tiver intolerância ou alergia, o tutor deve sempre verificar os ingredientes em busca de algo novo que esteja dando a ele, afinal, mesmo algumas guloseimas comerciais para cães podem conter leite.
Que tal leite de cabra em vez de leite de vaca?
Por ter uma quantidade menor de lactose em comparação ao leite de vaca, o leite de cabra está se tornando uma alternativa cada vez mais popular. Portanto, em teoria, deve ser mais fácil para o cão digerir e acredita-se que seja menos provável que cause uma reação alérgica.
Vale a pena reforçar, que independentemente da origem, o leite não é algo exigido pelo animal, e dado o potencial de contribuir para a obesidade, o melhor a fazer é limitar a ingestão a pequenas quantidades.
Em caso de dúvidas e para ter uma melhor orientação, não deixe de consultar um médico veterinário.