GATO SIAMÊS: TUDO SOBRE A RAÇA
Independente e amoroso, o gato Siamês é uma das raças mais adoráveis e companheiras do mundo felino.
Esse pet com pelagem escura nas extremidades do corpo, adora seguir seu tutor pela casa e se dá muito bem com outros animais e crianças de qualquer idade.
ORIGEM
Não se sabe ao certo qual a origem do gato siamês, mas trata-se de uma raça muito antiga. Segundo alguns registros, a origem exata da raça está no sudoeste asiático, mais especificamente no Sião, atual Tailândia, onde eram tidos como gatos da realeza e mantidos em templos sagrados.
Diz a lenda, que o Siamês é o gato do templo lendário do rei de Sião. Além de serem valorizados pelo rei por sua beleza requintada, eram também usados como vigias, pois eram colocados em colunas altas em volta do trono do rei, e se alguém o ameaçasse, os gatos pulariam dos pilares sobre o indivíduo que seria derrubado devido ao tamanho, força e habilidade de saltar de cima para baixo que tem o gato Siamês.
Já em 1871, os Siameses foram expostos nas primeiras mostras de gato do Palácio de Cristal, em Londres. Desde então, virou um companheiro fiel de membros da realeza britânica.
COMPORTAMENTO
O gato Siamês, além de ser lindo, é extremamente inteligente. Apesar de serem conhecidos por serem amáveis e fiéis, seu temperamento pode mudar de acordo com o dia. É quase impossível prever se o seu gato estará mais carinhoso ou mais recluso. São muito apegados ao dono, bastante carinhosos, muito dóceis e brincalhões, sociáveis e extremamente ativos.
Adoram altura. São excelentes saltadores e estão sempre preparados para buscar objetos enquanto alguém estiver ali para jogar. Amam brincar, apreciam ter brinquedos pela casa, e podem passar horas entretidos com uma bolinha barulhenta, para desespero de seus donos.
São muito comunicativos, por isso, miam bastante. Se a sua casa demanda um pouco mais de silêncio, talvez essa raça não seja a ideal.
PELAGEM
A pelagem do gato Siamês é bastante curta e brilhante. O padrão mais conhecido para distribuição das cores da raça, é geralmente, um corpo claro e manchas escuras nas patas, rabo, orelhas, rosto em volta do nariz e olhos. Você pode encontrá-los nos tons de chocolate e canela, azul, lilás, fulvo, vermelho e creme.
Apesar de ser uma raça de pelo curto, não quer dizer que o pet não precise de uma boa escovação para manter a qualidade da sua pelagem.
A escovação dos pelos ao menos uma vez por semana, é fundamental para o seu gato não engolir bolas de pelo.
Assim como quase todos os gatos, o Siamês tem um costume bastante frequente de se lamber, então, não associe que gatos de pelo curto não precisam de cuidados para manter seus pelos saudáveis e bonitos.
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Geralmente, um gato Siamês é bastante saudável em relação a outros felinos. A expectativa de vida dessa raça fica entre 10 e 20 anos, mas para que ele viva bastante com saúde, será preciso uma alimentação nutritiva, pois essa raça gosta de se manter ocupada na maior parte do tempo. Investir numa alimentação balanceada para o seu gato é a melhor opção para que ele esteja sempre saudável.
Outro ponto fundamental, é levá-lo a consultas anuais em uma clínica veterinária e também conferir se a carteira de vacinação está em dia, bem como a sua vermifugação. Essa atitude será fundamental para que a imunidade do seu pet não fique baixa, já que há muitas doenças graves que podem ser evitadas com essa prevenção.
Um animalzinho histórico, companheiro e muito ativo que vai se integrar muito bem à sua família, este é o gato Siamês.