Por que os gatos amassam? e o que isso significa?
Amassar é o nome dado ao movimento feito pelos gatos quando massageiam um objeto com as patas dianteiras, que se estendem e se retraem, uma de cada vez.
Essa ação de massagear, nomeada por sua semelhança com amassar massa, é repetida ritmicamente.
Os gatos começam a amassar quando são filhotes ainda na fase de amamentação, uma vez que o amassar está associado à sucção, pois ajuda a estimular o suprimento de leite da mãe gata por meio da liberação de ocitocina.
O gesto de amassar também é usado como uma forma de comunicação tátil e de feromônio entre o gatinho e a mãe. Os gatos têm glândulas odoríferas nas almofadas macias das patas e, quando amassam, essas glândulas liberam esses feromônios, que podem ser considerados mensagens químicas usadas para o pet se comunicar.
Amassar a mãe libera feromônios associados à ligação, identificação, estado de saúde e muitas outras mensagens. Um deles, conhecido como “feromônio apaziguador de gatos”, é liberado pelas glândulas sebáceas ao redor das glândulas mamárias, e, além de ser importante para a ligação entre a mãe e os filhotes, tem o potencial de tratar a agressividade em gatos adultos.
Mas, se amassar é um comportamento justificado entre filhotes, por que gatos adultos também fazem isso?
A resposta está em algo chamado neotenia, que é o nome dado para quando um animal mantém seus traços físicos ou comportamentais juvenis na idade adulta. Essas características normalmente são vantajosas para os gatos quando precisam se socializar com humanos e outros gatos ou animais da casa. Por isso, o amassar pode ser mantido na idade adulta com o objetivo de auxiliar na comunicação de mensagens.
Por exemplo, amassar no colo do tutor, é uma forma de gato dizer: “você faz parte do meu grupo social”, e cabe ao tutor nessa situação, reforçar o amassamento recompensando o pet com atenção enquanto ele faz os repetitivos movimentos.
Alguns gatos gostam de amassar em cobertores macios ou de lã enquanto fazem gestos com a boca e cabeça, como se estivessem mamando.
O que o amassar diz sobre como os gatos estão se sentindo?
Na maioria dos casos, amassar provavelmente indica que o pet está bem. No entanto, se o amassar, e principalmente a sucção no objeto que está sendo amassado, ocorrer com muita frequência, por muito tempo, parecer compulsivo, ou começar a machucar as patas, pernas ou boca do gato, pode ser um sinal de stress ou dor, e a recomendação é de que seja levado a um veterinário.
Esse comportamento compulsivo é um problema mais comum entre gatos Siameses e Birmaneses.
Outro ponto que requer atenção está relacionado às garras do pet, que se estiverem muito grandes e afiadas e o gato empregar muita força no movimento, podem machucar o tutor durante o amassar. Nesses casos, ao invés de repreender ou espantar o pet do colo, vale a pena por exemplo, investir em um cobertor grosso para cobrir as pernas enquanto o animalzinho desfruta da presença do tutor.
Como se trata de uma demonstração afetiva, é interessante que o tutor recompense o amassar com carinhos e até alguma guloseima quando as garras são pressionadas contra a pele sem machucar.
Vale ressaltar que não são todos os gatos que mantêm esse hábito. Alguns felinos não amassam nada, e está tudo certo.
Gatos têm hábitos individuais e gostam de mostrar como se sentem e quanto são ligados ao tutor de suas próprias maneiras.