HAMATERS: Produtos que devem ser evitados
São muitas as vantagens de escolher um hamster como animal de estimação.
O pouco espaço que ocupam e a facilidade de criá-los em qualquer tipo de residência são apenas algumas delas.
Apesar de todos os pontos positivos de ter esse pet em casa, há alguns pontos que requerem atenção dos tutores.
- ALGODÃO
Com o objetivo de proporcionar uma sensação de suavidade e calor para o animalzinho, muitas pessoas utilizam o algodão.
O problema é que ao utilizar este material na gaiola, o pet pode enrolar as patas nas fibras do algodão, o que pode levar à interrupção da circulação do sangue.
Como os fios são quase invisíveis aos nossos olhos, quando normalmente reparamos no problema, elas já estão tão apertadas que se torna impossível removê-las, sendo assim, a amputação acaba sendo o único recurso.
Outro problema é que o algodão não é digerível pelo hamster, por isso, a sua ingestão pode ser fatal e a remoção normalmente só pode ser feita através de cirurgia.
Uma ótima alternativa ao algodão, é o papel higiénico picado em tirinhas, que é eficaz não só no aquecimento e conforto, como também na absorção de urina. - Pós de banho
Os pós de banho foram desenvolvidos para outros roedores como a chinchila e o gerbíl.
Quando usados em hamsters, o resultado podem ser alergias respiratórias, dematite e até o entupimento das bolsas jugais, nome dado ao local onde os hamsters armazenam comida.
A solução ideal para o banho do hamster é a areia esterilizada específica para roedores.
Este produto é facilmente encontrado em petshops e seu uso é simples e eficaz.
Basta colocar o pet dentro de um recipiente com areia e a partir daí, é só observá-lo rolando pelo produto, que fará a sujeira sair naturalmente. - Peitorais abertos ou de colete
Nenhum tipo ou modelo de coleira ou peitoral é seguro para o hamster.
Primeiramente, não é aconselhável levar este animalzinho para passear, pois fica extremamente estressado fora do seu território, principalmente em um local aberto onde se sentirá exposto a predadores.
Além disso, há também o desconforto que ele causa nos hamsters, podendo causar lesão na coluna, pescoço, tórax e outras partes do corpinho do pet. - Rodas de metal ou abertas
A roda é um anti-stress natural e essencial para uma vida saudável desses roedores, pois simula as longas distâncias que estes animais percorrem na natureza para procurar comida e desempenharem outras funções.
Porém, algumas tipos de rodas podem colocar as patas desees pets em perigo.
Rodas abertas, que não têm uma base para correr, mas sim grades são as mais perigosas.
Normalmente são de metal ou de plástico.
As chances do hamster prender as patas entre as grades ao correr rápido são muito grandes e é quase certo que acidentes acontecerão.
A melhor alternativa, é a utilização de rodas com uma base sólida, totalmente fechada, sem qualquer tipo de grades ou vãos.
5. Hamsterball
Quando um hamster é colocado dentro deste acessório, no qual não nenhuma opção de fuga e onde o pet se sentirá exposto por estar fora do seu território, ele se sentirá asusustado a ponto de entrar em pânico e liberar urina e fezes no interior da bola.
Este contato forçado com os dejetos, além do desconforto que gera, pode levar ao desenvolvimento de fungos e outros problemas de saúde.
O animalzinho naturalmente terá muita dificuldade em controlar e parar o acessório, que baterá contra as peredes e móveis, e dependendo do ambiente, se tiver escadas, poderá cair resultando em lesões que poderão ser fatais.
6. Pedras minerais
Utilizadas para desgastar os dentes dos roedores, as pedras de cálcio, no longo prazo, podem elevar os níveis do mineral no pet, causando assim, problemas renais. Além disso, não costumam ser muito apreciadas pelos hamsters.
Há no mercado, melhores alternativas às pedras de cálcio, como madeiras seguras para roer, brinquedos para roer feitos de materiais seguros e até comestíveis, ou mesmo a própria labina, uma ração desenvolvida com a finalidade de alimentar, enquanto desgasta os dentes do pet.
Evitar o uso desses produtos e acessórios, vai garantir mais qualidade de vida e longevidade ao seu hamster.