Catnip para gatos: O que é e como funciona?

O catnip, também conhecida como erva de gato ou erva gateira, libera um aroma que deixa os felinos mais alegres, felizes e relaxados.

Catnip é o nome comercial de uma erva aromática chamada Nepeta catária, que é originária da Europa e do sudoeste da Ásia Central, e que gera sensações prazerosas aos felinos, por conta da nepetaláctona, uma substância volátil e aromática, que quando inalada, estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo.
Pelo fato dos animais não conseguirem se comunicar, é impossível saber com precisão quais são as sensações provocadas pelo catnip, e por isso, muitos são os tabus sobre o seu uso.

Por que usar o Catnip?
Apesar de muitos acreditarem que a erva pode ser prejudicial, se utilizada na forma e na quantidade correta, é inofensiva e não causa dependência.
Caso o seu gatinho seja um pouco agressivo quando visitas vão à sua casa, ou não sinta vontade de brincar e praticar atividades físicas, o uso do Catnip pode auxiliar e muito para que ele desenvolva um comportamento mais tranquilo e alegre.
É importante ressaltar que 30% dos gatos são imunes aos efeitos do Catnip, mas isso não significa que ele tenha algum problema.
Alguns gatos podem ser mais resistentes e, por esse motivo, não ficam tão eufóricos ou relaxados com o uso dessa erva.

Efeitos do Catnip
Apesar de quase todos os gatos adorarem, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento normal do pet.
Gatos mais calmos tendem a ficar mais agitados, e os mais estressados costumam se acalmar.
O efeito é passageiro, é preciso até meia hora para ser notado, dura em torno de 10 minutos, e o uso a longo prazo pode até deixar o pet resistente aos seus efeitos.
O Catnip vai deixar o gato com mais energia, e por consequencia, mais ativo, brincalhão e sociável.
Como a erva tem o poder de excitá-los, a única contraindicação é para ambientes onde já exista tendência a briga entre gatos que convivam juntos, pois eles podem ficar muito agitados e acabar se machucando. Mas perceba que é um alerta ligado ao comportamento, não à saúde.
Alguns minutos após a inalação, o gatinho tende a sentir vontade de ingerir a erva, mas é importante estar atento à quantidade ingerida, pois sua ingestão em quantidades elevadas poderá provocar enjôos, vômitos e diarreia.

Como usar?
Para não perder o efeito sobre o gato, o Catnip deve ser utilizada uma vez por semana.
Apesar de alguns tutores a plantarem no jardim de casa, o Catnip pode ser comprada desidratada, fresca, em spray, em formato de ração, petisco e até de brinquedos.
É muito comum utilizá-la nos arranhadores para atrair o pet e evitar que prefira arranhar os móveis da casa; em brinquedos para estimular a atividade e os exercícios do pet; assim como na adaptação do gato a novos ambientes.
Caso você tenha um pet um pouco agressivo, uma dica legal é utilizar o Catnip em uma almofada em que ele possa descansar, pois isso fará com que se sinta mais calmo e tenha um comportamento mais tranquilo.

Não existe contraindicação para o uso do Catnip, mas é fundamental que o tutor observe como o gato reagirá a esses estímulos.
Não há registros de que o catnip tenha feito mal a gatos, por isso, fique tranquilo para oferecer esta erva ao seu gatinho.