Dicas de adaptação do gato à nova casa.

adotar gato

Você acabou de adotar um gato e está achando difícil conquistar o amor dele?

Adotar um gatinho é uma experiência maravilhosa, mas temos que lembrar que os felinos são super sensíveis e precisam de cuidados especiais.

Veja abaixo algumas dicas para facilitar a adaptação do novo pet:

Cuidados com a saúde

Primeiramente, é preciso levar seu gato ao veterinário nas primeiras 24 horas para avaliar o estado de saúde dele.

O especialista vai verificar se seu pet não tem nenhuma doença de pele como sarna ou micose que precisam ser imediatamente tratadas, pois podem nos contaminar, assim como contaminar outros animais da casa. Além disso, também deve ser feita uma coleta sanguínea para a realização de exames, assim como a coleta das fezes para verificar a presença de outros possíveis problemas.

O veterinário também dará todas as informações sobre a dieta adequada para a idade do felino.

Organização e preparação dos espaços

É fundamental que algumas áreas da casa sejam separadas para o gato: uma para a caminha que deve ficar em um local tranquilo da casa para que ele possa descansar sem ser interrompido; um espaço sossegado, claro e arejado para o comedouro e bebedouro; e outra ainda com a caixinha de areia onde ele fará as necessidades. É importante destacar a necessidade de limpar sempre a caixa de areia e renovar a água do bebedouro com frequência.

Para quem mora em apartamento, recomendo que antes mesmo do gato chegar, seja feita a instalação de telas em todas as janelas e terraços para eliminar o risco de queda do seu pet.

Dê espaço e tempo ao gatinho

Os felinos precisam de tempo e espaço para se adaptarem ao novo ambiente, se acostumar com a nossa presença e perder o medo.

Não force o animalzinho a receber carícias ou a ficar em seu colo. Ele deve ser estimulado com brinquedos ou jogos, e a partir daí, esperar que ele se aproxime voluntariamente.Quando se esfregar em você, na sua perna, no braço, ou sentir seu cheiro, você terá permissão para encostar nele.

gato adotado

Mantenha vivos os instintos básicos

Gatos são muito ansiosos e precisam ter seus instintos básicos supridos: como o da caça, o de arranhar e o de escalar. Quando seus instintos são estimulados, eles ficam calmos, felizes e dóceis.

Adquirir um arranhador, fará com que o gatinho cuide das unhas, marque território, alivie o stress e não estrague seus móveis. Forneça também, plataformas e esconderijos, pois gatos gostam de se esconder e vigiar suas presas. Ofereça brinquedos de todos os tipos: como de caça, o de perseguição, além de brinquedos que escondem a comida para estimular a sua inteligência.

Interaja com seu gato todos os dias com brincadeiras para melhorar o vínculo entre vocês, e principalmente: tenha paciência e cuidado. Este período de adaptação é muito importante, pois todo carinho e cuidados influenciarão na vida deste novo companheiro.