CACHORRO GRIPADO: sintomas, cuidados e prevenção

cachorro gripado

Com a troca das estações, quando a temperatura diminui e o clima fica seco, assim como acontece com os humanos, aumentam também as chances dos cães apresentarem alguns problemas de saúde.  

Entre as doenças respiratórias mais comuns, está a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como gripe canina, na qual o sistema respiratório do cachorro é impactado, aumentando as chances de desencadear outros problemas mais graves como a pneumonia.  

O que é a gripe de cachorro?

O Influenza A, mais conhecido como vírus da gripe, é o causador da gripe canina.

Considerado muito contagioso, assim como ocorre com o vírus da gripe humana, o vírus se propaga entre os cães através do ar, o que significa que os cães podem ficar gripados se ficarem no mesmo ambiente que outros animais doentes.

Tosse seca e intensa, espirros, secreção nasal, dores, fraqueza e até náuseas, são os sintomas mais comuns.

Em alguns casos, a gripe canina pode fazer com que o pet tenha febre, falta de apetite e até sintomas de depressão.

Apesar dos sintomas parecidos com os da gripe humana, a gripe canina não ocorre em humanos, assim como a nossa gripe também não contagia os cães.

Como cuidar de um cachorro gripado

Quando o cachorro é diagnosticado com gripe, em hipótese alguma devem ser dadas a ele, receitas caseiras como chazinhos ou sopinhas, muito menos medicamentos humanos como remédios antigripais.

Essas tentativas de tratar o pet sem uma orientação profissional, além de mascarar os sintomas, podem fazer mal ao animalzinho e piorar a situação, atacando por exemplo o estômago ou o fígado do cachorro.

A melhor decisão é levar o pet ao médico veterinário para que o profissional indique o melhor tratamento de acordo com o grau em que se encontra a doença, uma vez que o tratamento será baseado na idade, no peso e na raça do animal.

O profissional tem o conhecimento necessário para garantir uma recuperação rápida, efetiva e sem maiores complicações.

Quando os primeiros sintomas aparecem, alguns simples cuidados podem ajudar o pet a passar pela gripe sem muita complicação.

Descanso, boa alimentação e muita água são essenciais, pois o animalzinho deve se manter hidratado, e mesmo sem apetite, deve ser estimulado a comer para que se fortaleça.

É importante também que o cachorro fique longe de correntes frias de ar e que banhos sejam evitados enquanto os sintomas se fizerem presentes.

gripe canina

Quanto tempo dura a gripe de um cachorro?

Apesar da gripe canina na imensa maioria das vezes não ser grave e a maioria dos sintomas desaparecerem em poucos dias, a tosse pode persistir e durar entre dez e trinta dias.

Como evitar que seu pet fique doente?

A prevenção da gripe canina é bem simples e pode ser considerada bem eficaz.

Entre os protocolos iniciais de vacinação de filhotes, está a vacina contra a gripe canina, por isso, o primeiro passo é manter a carteirinha do pet em dia.

Além da vacina, outro fator chave para a manutenção da boa saúde animal, é uma alimentação que contenha os nutrientes e vitaminas necessários para que o sistema imunológico do pet esteja sempre fortalecido.

Lembrando que, quando for necessária a inclusão de qualquer suplementação na dieta do cãozinho, esta deve ser receitada por um médico veterinário, que vai detectar quais os nutrientes e vitaminas que precisam ser suplementados.

Outra forma de manter elevada a imunidade do cachorro é estimulando a prática de exercícios, como caminhadas e brincadeiras que o faça se movimentar.

Apesar de ser uma enfermidade simples na maioria dos casos, é fundamental que o tutor acompanhe o comportamento e as reações do cãozinho para que se antecipe a qualquer possibilidade de evolução e complicação da gripe canina.