Constipação em cães: como posso saber se meu cachorro está constipado?
Retribuir o amor é o mínimo que podemos fazer por nossos cães, e cuidar deles, exige muito mais do que alimentá-los diariamente e dar banhos semanais. O tutor deve estar em sintonia com seu cão para ficar por dentro de quaisquer doenças ou situações desconfortáveis que o pet possa estar vivenciando.
Nesse post, vou falar sobre a constipação. Uma das ocorrências mais comuns entre cães de todas as raças, idades, formas e tamanhos, e que pode causar problemas de saúde significativos quando não tratada.
Percebendo o problema
Com tantas coisas em nossas agendas lotadas, pode ser difícil perceber algo tão trivial como as evacuações do seu cão. No entanto, fazer isso pode salvar a vida do animalzinho. Por isso, quando notar a menor diferença nas fezes, não ignore.
Estar atento aos sintomas é um primeiro passo significativo para diagnosticar, mas apenas um veterinário pode determinar o problema de forma adequada por meio de exames físicos.
Choramingar enquanto tenta fazer cocô é um dos indicativos mais facilmente percebidos pelos tutores. Nesse ponto, os cães também se agacham e se esforçam para ajudar na evacuação, fazendo todos os esforços possíveis para se aliviarem da dor.
A melhor forma de saber se o pet está evacuando com regularidade, é recolhendo os dejetos diariamente. Dessa forma, você saberá quando foi a última vez que ele fez cocô e avaliará a situação com precisão. Normalmente, dois a três dias sem resíduos para limpar é uma indicação clara de prisão de ventre em um cão.
A constipação é tão desconfortável para os cães quanto para nós humanos. Você nunca deve subestimar a gravidade da dor de um cão devido à prisão de ventre. Tome uma atitude imediatamente. Certifique-se de fornecer cuidados veterinários ao seu cão constipado assim que você achar que ele está passando por esse problema.
Causas comuns de constipação em cães
Muitos fatores diferentes podem causar prisão de ventre em seu cão, e, embora alguns sejam mais graves do que outros, você não deve encarar nenhum deles com indiferença. Lembre-se de que algo tão comum como a constipação pode levar ao declínio do estado de saúde do seu pet ou, em alguns casos, até à morte.
Embora existam outras razões para a constipação em cães, vou falar de algumas das mais comuns e potencialmente perigosas para a saúde. Uma dessas causas pode levar a outra, criando um ciclo sem fim: aumento da próstata, hérnias, trauma pélvico, distúrbio neurológico, falta de exercício, desidratação, doença renal, falta de fibra alimentar, sacos anais bloqueados, tumores ao redor da região anal, comer grama, terra, lixo ou até pelos.
Algumas dessas causas de constipação em cães podem ser resolvidas rapidamente, mas não é fácil saber o verdadeiro motivo, a menos que um veterinário examine seu cão, faça uma avaliação completa, identifique a causa da constipação e forneça algumas opções de tratamento para curar seu pet.
A constipação é mais proeminente entre cães mais velhos e geralmente apresenta sintomas semelhantes aos de uma infecção do trato urinário, por isso consultar um veterinário é vital para diagnosticar esse problema.
Tratamentos
Antes de conhecer os tratamentos que um veterinário pode oferecer, é crucial entender como prevenir a constipação em seu pet. O exercício regular e a hidratação adequada irão ajudar a manter os intestinos do animalzinho saudáveis. Você também pode castrar seu cão macho no início da vida para evitar o aumento da próstata.
Outra simples medida, é ficar atento para perceber se o cachorro engole lixo, sujeira ou até grama. A ingestão dessas substâncias nocivas é um dos motivos pelos quais ele pode ficar constipado.
Se o seu cão estiver constipado, leve-o para ser examinado por um veterinário, que provavelmente oferecerá o tratamento adequado recomendando o aumento da ingestão de fibras com suplementos, farelo de trigo ou abóbora; o aumento dos exercícios físicos; prescreverá amolecedores de fezes ou laxantes; medicação para fortalecer o intestino grosso; e poderá ainda apontar a necessidade de um tratamento com enema, sempre administrado por um médico veterinário.
Se o médico do seu animal de estimação prescrever algum medicamento e seu cão permanecer constipado, você deverá retornar após a observação adequada, pois é um sinal de algo mais grave, que pode levar à cirurgia se medidas não forem tomadas rapidamente.
Quando a constipação de um cão não é aliviada, ele não consegue esvaziar o cólon por conta própria. Nesse caso, o cólon acumula um volume de fezes perturbadoramente alto, causando apatia, vômitos e até perda de apetite.
Esteja sempre atento. Geralmente, os sinais de constipação em cães podem incluir dificuldade para defecar devido ao esforço ou hipersensibilidade ao redor do ânus. Se você suspeitar que seu pet está sofrendo de prisão de ventre, leve-o ao veterinário para um exame. Somente um profissional será capaz de determinar se uma condição médica subjacente está contribuindo para a falta de evacuações regulares do seu animalzinho.