7 fatos curiosos sobre gatos pretos
Os gatos pretos são conhecidos por sua associação com Halloween, bruxaria e azar. No entanto, apesar da sua reputação, são felinos únicos, e em muitos países, as pessoas acreditam que são responsáveis por trazerem boa sorte. Além disso, esses animais têm uma rica história que remonta à Idade Média. É claro que, além da cor do pelo, os gatos pretos não são diferentes de qualquer outro felino; a diferença está no que muitas pessoas pensam sobre eles.
1 – Gatos pretos e bruxas
Como já foi dito na introdução do vídeo, os gatos pretos são ícones do Halloween. Isso porque a partir da Idade Média, eles foram associados a energias ruins, bruxas e bruxaria. Algumas pessoas chegaram ao ponto de acreditar que os gatos pretos eram bruxas que assumiram outra forma. Essa superstição generalizada resultou na terrível matança em massa de gatos pretos, e às vezes, até de seus donos.
Pelo mundo, atualmente, o medo dos gatos pretos ainda tem alguma influência. Prova disso, é que muitos abrigos de animais, principalmente em países nos quais o halloween é uma festa tradicional, não permitem a adoção de gatos pretos durante o mês de outubro, por medo de que sejam usados em sacrifício.
2 – Gatos pretos podem ajudar sua vida amorosa
Em algumas partes do mundo, acredita-se que os gatos pretos podem realmente melhorar a sua vida amorosa.
No Japão, por exemplo, acredita-se que mulheres solteiras que possuem gatos pretos atraem mais pretendentes. Já nas Midlands inglesas, também conhecidas como Terras Medias da Inglaterra, um gato preto é o presente de casamento ideal, pois acredita-se que eles trazem boa sorte e felicidade para a noiva.
3 – Gatos pretos e a navegação
Gatos no navio já foram uma coisa comum. Historicamente, os marinheiros levavam gatos a bordo dos navios para controlar roedores que poderiam destruir os estoques de alimentos ou danificar o próprio navio. Mas os marinheiros britânicos acreditavam que um gato preto traria boa sorte ao navio e garantiria um retorno seguro para casa.
Já os piratas da época, complicavam bem essa questão de gatos no navio. Eles acreditavam que um gato preto andando em sua direção dava azar, um gato preto andando para longe, dava sorte, e, se um gato embarcasse no navio e depois saltasse, o navio iria afundar.
4 – Gatos pretos podem resistir a doenças
No início dos anos 2000, pesquisadores do National Institutes of Health descobriram que as mutações genéticas que fazem com que os gatos tenham pelagem preta, podem oferecer a eles alguma proteção contra doenças. Na verdade, as mutações afetam os mesmos genes que oferecem resistência ao HIV a alguns seres humanos.
Como os gatos podem ter muitos dos mesmos problemas de saúde que nós, como cancro, HIV e disfunções cognitivas semelhantes à doença de Alzheimer, eles constituem modelos perfeitos para estudar doenças humanas. Ao descobrir como os gatos evoluíram para resistir às doenças, os especialistas podem, potencialmente, aprender como prevenir doenças também nos humanos.
5 – Em alguns lugares, gatos pretos significam boa sorte
Embora os gatos pretos sejam associados à má sorte em alguns países, esse não é o caso em todo o mundo. Na Escócia por exemplo, a tradição diz que um gato preto à porta significa que o dinheiro está a caminho. Na Alemanha, um gato preto cruzando seu caminho significa que boa sorte, e não má, está a caminho.
6 – A maioria dos gatos pretos tem olhos amarelos
Embora a cor dos olhos dos felinos cubra uma ampla gama de tons, a grande maioria dos gatos pretos tem olhos amarelos ou dourados. O contraste marcante entre o pelo preto e os olhos amarelos acrescenta ainda mais mistério a esses fabulosos felinos.
7 – Gatos pretos têm seu próprio dia
Os gatos pretos têm o seu próprio dia do ano: 27 de outubro, quatro dias antes do Halloween. O Dia do Gato Preto é mundial, surgiu para destacar a beleza desses felinos e lutar contra o preconceito que eles sofrem por sua cor, em especial nessa época do ano.
Em meio a suas nuances misteriosas e encantadoras, os gatos pretos permanecem como um fascinante enigma no mundo dos felinos. Suas associações históricas e culturais são tão ricas quanto sua pelagem escura, e nos lembram da complexidade das relações entre humanos e animais ao longo do tempo.