5 DICAS PARA LIMPAR O COELHO DE FORMA SAUDÁVEL
Ter um coelho como animal de estimação pode ser muito gratificante quando sabemos como conviver e cuidar do pet da maneira correta. Eles passam a maior parte do dia se limpando e se lambendo, mas há aspectos sobre sua higiene que é importante não ignorar para que ele permaneça saudável.
Nesse artigo, você verá 5 dias para limpar seu coelho de estimação.
1. ESCOVAÇÃO
É muito importante que a pelagem esteja sempre bem limpa e escovada.
A escovação deve incluir todas as partes do corpo do animalzinho, e deve ser feita com uma escova com cerdas macias específica para coelhos, e caso seu pet tenha pelos longos e apresente nós na pelagem, utilize um desembaraçador.
Pode ser feita uma ou duas vezes por semana, ou até que se observe que foram eliminados os pelos soltos para que o coelho não engula pelos demais quando se lamber. Desta forma, problemas graves de saúde podem ser evitados, pois os pelos engolidos se acumulam no estômago do animalzinho formando bolas de pelo, que muitas vezes, não são expelidas, o que resulta em complicações.
Para minimizar o risco de problemas causados pela ingestão dos pelos, dê feno ao seu coelho, pois como é rico em fibras, permitirá digerir o pelo e expelí-lo pelas fezes.
Lembre-se de ao final da escovação, limpar bem a escova com água e sabão.
2. TOSA HIGIÊNICA
A tosa higiênica tem o objetivo de potencializar a higiene do pet, e é realizada nas regiões da barriga, órgão genital e patas. É importante saber que a tosa do coelho só é necessária quando a pelagem incomoda o animalzinho ou dificulta o processo de higienização. Tosas causam stress e podem traumatizar o coelho, e por isso, só devem ser feitas se forem realmente necessárias.
3. LENÇO E ALGODÃO UMEDECIDOS
Limpando o seu coelho constantemente, as chances de o pet apresentar algum cheiro forte são mínimas. Quando o coelho se sujar, pode ser usado um lenço umedecido para bebês ou algodão umedecido em água morna em suas patas e região genital, nunca mais do que isso.
A sujeira que se acumular nas dobras em volta de seus órgãos sexuais e do ânus, podem ser retiradas com lenço umedecido para bebês, mas com muita delicadeza, pois para o coelho esse procedimento pode ser um incômodo.
Se não tiver lenços para bebês, você pode realizar a higienização com uma gaze esterilizada ou algodão umedecido em água morna. Para isso, separe uma bacia com água morna e coloque algumas gotas de shampoo próprio para coelhos num recipiente. Mergulhe o algodão e esprema para tirar o excesso de água, em seguida, passe o algodão na área ser a higienizada até que fique limpa.
4. GLÂNDULAS ODORÍFERAS
É muito importante saber que os coelhos possuem glândulas em dois locais: sob o queixo e ao redor do ânus. Verifique periodicamente a região do queixo do seu pet, se notar que há um acúmulo seroso perto das glândulas, lave a região com água morna e faça o corte dos pelos da região se os pelos estiverem emaranhados. Se achar que o queixo parece inflamado, procure um veterinário.
Já na região anal, saberá que está na hora de limpar as glândulas quando começar a sentir um cheiro desagradável. Isso geralmente acontece quando as glândulas estão com acúmulo de uma substância escura e serosa que, se não for removida, não só causará mal cheiro, como poderá também causar infecção no local, especialmente em coelhos mais velhos. Para limpar as glândulas anais, é indicado utilizar vaselina, cotonetes e lenços de papel. Segure o coelho de forma que ele não escape dos seus braços, converse com ele e faça afagos para que se mantenha calmo. Perto da área genital do pet você encontrará duas pequenas aberturas. Por se tratar de uma área muito sensível do coelho, esfregue cuidadosamente o local onde estiver o acúmulo seroso escuro com um cotonete embebido em vaselina até toda substância ter sido retirada.
5. BANHOS
Se o coelho estiver muito sujo, como por exemplo, com lama ou fezes, tente o banho a seco: utilize amido de milho e uma escova específica para coelhos e limpe-o. Se essa estratégia não for suficiente e o pet continuar sujo, apesar de os banhos tradicionais não serem recomendados, podem ser a única solução. Nesse caso, a recomendação é que só seja feito em dias quentes e com água morna. Lembre-se que além de destruir a camada de proteção natural que os coelhos têm, o banho produz um stress muito grande nesses pets.
Não molhe a cara do animalzinho para não entrar sabão nos olhos, nas orelhas, no nariz ou na boca, e use um shampoo específico para coelhos. Enxague para retirar bem o sabão e seque com uma toalha até que esteja totalmente seco. Não use secador, pois ele pode se assustar com o barulho, com o ar quente e os olhos podem ficar irritados.
Sempre que dúvidas relacionadas à higiene do coelho surgirem e o mau cheiro persistir, leve seu pet até o veterinário para receber orientações práticas, detectar e prevenir possíveis problemas de saúde.
Seguindo essas dicas, seu amigo orelhudo estará sempre cheiroso e o mais importante: saudável para aproveitar o dia a dia na sua casa junto com a sua família!