Coelho pode comer tomates?

Para desfrutar de uma vida saudável, os coelhos devem ser alimentados com alimentos ricos em fibras. Feno e ração são excelentes fontes de nutrientes e fibras, e devem constituir a maior parte da dieta do pet. Já as frutas e vegetais também podem ser bons para o coelho, mas devem ser vistos como um tratamento especial.
Nesse post, você vai saber se os coelhos podem comer tomates, e se sim, em que quantidade.

Os coelhos podem comer tomates como uma guloseima ocasional, mas há algumas coisas que precisam ser levadas em consideração.
Por serem uma ótima fonte de vitaminas A e C, vitamina K, potássio e ácido fólico, os tomates têm alguns benefícios para a saúde, mas é preciso ressaltar que também são ricos em açúcar, e por isso, ofertá-los ao coelho em pequenas quantidades é fundamental.

Riscos do tomate para coelhos
Assim como deve ser feito com todas as frutas e vegetais, a primeira coisa a ser feita é lavar muito bem os tomates para minimizar as chances de o coelho ingerir toxinas e pesticidas.
Embora a polpa do tomate não seja tóxica, as folhas e sementes do tomate podem ser tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades. Por isso, é importante ter o cuidado de remover quaisquer folhas, caules e sementes antes de alimentar o coelho.
Caso o pet faça a ingestão de sementes, folhas ou caules de tomate, não é preciso entrar em pânico, mas é aconselhável observar os sinais, como letargia e problemas digestivos, como diarreia, e levá-lo ao veterinário se isso acontecer.
E uma informação muito importante: por terem um sistema digestivo sensível, coelhos filhotes não devem comer tomates. O ideal é esperar até que o pet tenha 12 semanas antes de introduzir novos alimentos em sua dieta.
Reforçando que coelhos precisam comer muito feno. Se eles tiverem acesso a muitas frutas e vegetais, podem não comer o suficiente de seu feno. Sem os nutrientes do feno, os coelhos podem ficar doentes.

Quantos tomates um coelho pode comer com segurança?
Pense no tomate como guloseima ou como um tratamento especial para o coelho, assim como deve ser feito com outras frutas e vegetais, oferte o alimento sem exageros para não ocorrer problemas gastrointestinais no pet.
Se você decidir dar tomates ao seu coelho, não dê mais do que o tamanho de um tomate cereja por dia, sempre se certificando de cortar os tomates em pedaços pequenos para que não haja riscos de asfixia.
Então, em geral, os tomates podem ser dados como guloseimas ao coelho, contanto que seja em pequena quantidade.
É importante que sempre antes de introduzir qualquer novo alimento a um coelho, dê a ele pequenas quantidades e monitore seu comportamento e sua rotina para detectar quaisquer reações negativas.