Como ensinar gato a não arranhar o sofá
Arranhar. Uma necessidade na vida de todos os gatos. Um hábito natural que auxilia o pet a se desestressar, se exercitar, marcar o território, a remover impurezas e tecidos mortos das patas, além de lixar as unhas.
Apesar dos felinos serem amados pelos seus tutores, o hábito de arranhar pode ser um problema por exemplo, no momento de comprar móveis novos para casa.
1º FORNEÇA ARRANHADORES
Esses objetos são essenciais para tirar o foco dos móveis quando o gato quiser arranhar.
Mas nem sempre o fato de ter um arranhador à disposição, vai garantir que o gato vai usá-lo e esquecer dos móveis.
Além de acertar o tipo de arranhador, muitas vezes, é preciso encontrar o local correto para deixá-lo na casa de forma que o gatinho o considere seu ponto principal de arranhadura.
Questões como altura do arranhador, assim como robustez e o tipo de material, devem ser pensadas no momento da compra.
Quanto ao local, ao invés de deixar o arranhador escondido em algum canto da casa e longe da visão do gato, o ideal é que o tutor o deixe em um ambiente que o gato circule com frequência, e se possível, bem próximo de onde o animalzinho já gosta de arranhar algum objeto ou móvel.
A recomendação é que na casa tenha pelo menos um arranhador para cada pet, pois é bem comum que gatos não gostem de compartilhar seus acessórios.
2º BRINCADEIRAS PARA DISTRAIR
O tédio pode ser a principal motivação para que o gato arranhe sofás e outros móveis.
Uma opção para reduzir esse problema, é redirecionar a atenção do pet para alguma atividade divertida que o permita dar vazão à energia acumulada, ao explorar, escalar e se esconder por exemplo.
Quanto mais atividades nos ambientes, menos tédio o gatinho sentirá e menor será a necessidade de se distrair com os móveis.
Com a rotina cansativa, muitos tutores se esquecem que brincar com o gato é uma tarefa importante que deixará o pet feliz, tranquilo e até mais saudável.
3º HIGIENIZE O SOFÁ COM PRODUTOS ESPECÍFICOS OU MUDE O TECIDO
Ao arranhar um objeto, o gato deixa seu cheiro ali, por isso, para que o pet não volte a arranhar, é necessário eliminar todo vestígio que ficou na mobília.
Há no mercado, produtos específicos para remover o cheiro dos pets, como um spray elaborado com amônia quaternária, que ao ser aplicado, deixará o sofá menos interessante para as próximas arranhadas.
Quanto ao tecido do sofá, o Suede, pela falta de fios para enroscar as unhas, está entre os mais indicados para desmotivar o gato na hora de arranhar.
4º ESTRESSE
Se notar que o gato passou a arranhar o sofá ou outros móveis de forma exagerada, o estresse pode ser a razão.
Gatilhos de estresse, como a chegada de um novo pet na casa, um novo integrante da família, ou alguma outra mudança na rotina e no ambiente, podem ter um impacto direto no comportamento do gato.
Caso o tutor não consiga identificar as reais motivações que levaram às bruscas alterações comportamentais do pet, o mais indicado é buscar o auxílio de um médico veterinário para que seja feita uma análise fisica e mental do gatinho, e seja recomendado o tratamento adequado.
Adaptar a casa para os hábitos naturais do gato, além de preservar o sofá e os móveis, vai garantir ao pet mais qualidade de vida, e ao tutor, menos desgaste emocional.