Coelho doente: Aprenda a identificar os sinais
Muitos animais, quando estão com algum problema de saúde, apresentam alterações comportamentais que chamam a atenção de seus tutores, ficando assim, mais fácil de identificar a existência de algum problema.
Com os coelhos, essas alterações no comportamento não são tão claras e pode ser difícil perceber que um coelho está doente.
Por isso, é fundamental que os donos de coelhos de estimação, fiquem sempre atentos ao comportamento do seu pet, para que percebam os discretos sinais dados pelos animalzinhos, que podem mostrar que algo não está bem com sua saúde.
- Falta de apetite
Perder o interesse pela comida é quase sempre um grande indicativo de que algo não está bem.
Observar se a ração está sobrando no pote, ou se o tempo de reposição está muito espaçado, pode ajudar a ter a certeza de que o coelho não está comendo.
Outro indicativo de que a alimentação não está normal, é o volume de fezes, que ao diminuir, indicará que o pet está comendo menos que o normal. - Alteração no aspecto das fezes
É bem fácil identificar se as fezes dos coelhos estão normais, afinal, são bolinhas duras e fáceis de manejar.
Caso perceba que as fezes do pet estão mucosas ou até mesmo líquidas, e não teve nenhuma alteração na alimentação dele, há chances do pet com alguma doença e uma visita ao veterinário é necessária.
Vale lembrar que se o coelho ingerir muitos vegetais ricos em água, como por exemplo o alface, é quase certo que apresentará essa alteração na consistência das fezes. - Problemas respiratórios
Tossir, espirrar e até roncar.
Tudo isso é normal quando ocorrem isoladamente e de forma espaçada.
Mas se o coelho espirrar com frequência e se estes espirros vierem acompanhados de tosse ou de roncos, é importante visitar um médico veterinário o quanto antes, pois resfriados que resultam em pneumonias são bem comuns entre coelhos.
Problemas respiratórios podem ocorrer principalmente em pets que ficam muito em áreas externas ou em gaiolas que recebem frequentes correntes de ar. - Conjuntivite
Inchaço e vermelhidão na região dos olhos.
Esses são sinais de que o coelho pode estar com alguma doença ocular, que são bem comuns entre esses pets.
Se perceber que há nos olhos do coelho uma secreção amarela e densa, é bem provável que o animalzinho esteja com conjuntivite. - Falta de higiene
O coelho, ao se lamber, está cuidando da própria higiene.
O pet faz isso por instinto, é natural e saudável.
Se de repente, seu coelho parar de se lamber e por consequência, de se limpar, vale a pena procurar um médico veterinário para verificar se está tudo bem com o animalzinho. - Coceiras
Animais se coçam, isso é normal.
Mas quando a coceira é forte e incessante, pode ser sintoma de muitos problemas como piolhos, pulgas e sarnas.
Se essa coceira estiver localizada na região das orelhas, é um forte sintoma de otite.
Por isso, cabe ao tutor, prestar sempre muita atenção na pelagem do coelho, que pode por exemplo estar caindo em excesso ou escondendo feridas na pele.
É fundamental observar essas situações para informar ao veterinário e facilitar o diagnóstico de possíveis problemas na saúde do animal. - Isolamento
Coelhos são animais muito curiosos e adoram brincar, mas também gostam de sossego.
É muito comum que um coelho fique parado por um bom tempo, apenas descansando.
O normal é que esses dois comportamentos sejam observados.
Se o seu pet, mesmo ao ser estimulado, ficar o tempo todo amoado e parado, sem reação, este é um sinal de que pode estar com algum problema de saúde.
Lembre-se sempre que na natureza, coelhos são presas e por sobrevivência, escondem suas fraquezas para não se tornarem presas fáceis aos seus predadores, e por instinto, permanecem com esse comportamento, mesmo estando seguros dentro de casa.
Preste sempre bastante atenção na rotina e nas sutis mudanças de comportamento do seu coelho. Esta é a melhor maneira de garantir o bem estar e a saúde dele.