O que os gansos comem? Saiba sua alimentação

Os gansos são aves aquáticas robustas da mesma família dos patos e cisnes, e vêm sendo domesticados e por consequência alimentados por humanos há cerca de 2.000 anos.

Apesar de a maioria das espécies de gansos serem onívoras, ou seja, se alimentam tanto de plantas como de outros animais, a dieta dessa ave tem como base, matéria vegetal, como sementes, grama, raízes, grãos, bulbos, bagas e plantas aquáticas.

O que os gansos comem na grama?
Os gansos têm fortes bicos serrilhados que são feitos para consumir matéria vegetal densa, e quando não conseguem encontrar nada especial para comer, eles se empanturram de grama, que por não ser a refeição mais nutricionalmente completa, assim como outros animais de pasto, os gansos precisam compensar comendo bastante.
Um ganso grande pode consumir 1kg de grama por dia, o que normalmente representa cerca de 1/5 de seu peso corporal total e pode passar até metade do dia se alimentando.
Quando consomem grama, eles também procuram raízes, sementes e bulbos com maior conteúdo nutricional, e, embora os gansos não procurem por insetos vivos, eles podem não recusar por exemplo, um besouro ocasional ou um pequeno verme durante a alimentação.

O que os gansos comem na água?
Como a maioria das aves aquáticas, os gansos comem plantas aquáticas como algas marinhas, além de pequenos insetos aquáticos ou até mesmo pequenos peixes. Mas a carne não é seu alimento preferido, e por isso, em geral, os gansos não costumam sair de seu caminho para se alimentar de insetos aquáticos e peixes. Realmente tendem a se alimentar de plantas terrestres em vez de plantas aquáticas.

Qual é o melhor alimento para gansos?
Capim, legumes, frutas como maçãs, uvas e casca de mamão, grãos como cevada, aveia e trigo, bem como alpiste, milho doce, vegetais como alface e repolho, além de gramíneas, fornecem uma dieta balanceada para gansos. Entretanto, para equilibrar a ingestão de nutrientes, principalmente para as aves criadas em cativeiro, a ração específica para aves domésticas se faz necessária.
Apesar de seus grandes apetites, tanto os gansos selvagens quanto os domesticados são conhecidos por serem comedores exigentes. Vale ressaltar, que no geral, são muito particulares e gansos diferentes têm gostos diferentes, mesmo dentro do mesmo rebanho.
Os gansos são geralmente onívoros, mas não precisam de nenhum tipo de carne para sobreviver. Embora sejam capazes de consumir pequenos invertebrados como caracóis, insetos e minhocas, e até pequenos peixes, esse não é o foco da dieta dessa ave.

O que não deve fazer parte da alimentação dos gansos?
Embora os gansos muitas vezes optem por consumir uma dieta rica em carboidratos, é importante que eles não sejam superalimentados com carboidratos vazios, como pães que eles gostam muito, doces, batatas chips, ou qualquer outra coisa com altos níveis de sal, açúcar e gordura, que além de serem nutricionalmente incompletos, aumentam a defecação, o que pode deixar as áreas de alimentação propensas à proliferação de bactérias e fungos, aumentando as chances de danificar o ecossistema, e não apenas prejudicar os gansos, mas também outros animais como cães que eventualmente circulem pelo mesmo espaço. Além disso, um ganso com a barriga cheia desse tipo de comida, não buscará alimentos mais nutritivos.

O que os filhotes de ganso comem?
Como já foi dito, o alimento básico da dieta de um ganso é grama e trevos. Na natureza, os gansos geralmente escolhem ricos pastos gramados para seus ninhos, onde há abundância de várias gramíneas para os filhotes se alimentarem.
Os gansinhos não têm necessidades dietéticas complexas e seus estômagos são perfeitamente adaptados a alimentos vegetais macios.
Uma dica é alimentá-los desde filhotes com alfafa fresca. Um dos alimentos mais completos e uma leguminosa que eles gostam muito, e garante aos gansinhos muitas proteínas e outros nutrientes de que precisam.
Para finalizar, reforço que os gansos precisam de água fresca constante, e como é inevitável que a água do reservatório fique suja, deve haver outra fonte de água limpa e fresca para as aves.