Saiba quanto tempo os coelhos vivem

quanto tempo um coelho vive

A vida útil do coelho varia muito. Algumas raças vivem mais do que outras, e os coelhos de estimação vivem mais do que os coelhos selvagens.
Onde vive, raça, tamanho, dieta, nutrição e cuidados com a saúde podem influenciar quanto tempo um coelho viverá.

Pesquisas sugerem que a vida útil de um coelho fica entre 8 e 12 anos, mas há muitas variáveis que podem influenciar esse resultado.
Quando se trata de coelhos selvagens por exemplo, o tempo de vida depende de quanta comida eles têm disponível, que tipo de abrigo podem acessar, o clima em que vivem, e a que tipo de predadores estão expostos, afinal, aves de rapina, doninhas, gatos selvagens, cães domésticos, coiotes, raposas e linces, todos caçam coelhos.
Geralmente, os coelhos podem viver dois ou mais anos na natureza. Mas em áreas onde os predadores são numerosos, eles podem não viver mais do que um ano.
Já para coelhos de estimação, o tempo de vida depende de fatores como dieta, abrigo, qualidade de vida, meio ambiente, genética e socialização. Manter um coelho em uma casa solitária eleva as chances de redução da vida útil do pet.
Em geral, os coelhos de estimação que residem dentro de uma casa vivem cerca de 8 a 14 anos.
Como os coelhos são presas tão tentadoras para muitas criaturas, realmente não é seguro manter o pet do lado de fora 24 horas por dia.
Se o coelho mora em uma gaiola no quintal por exemplo, provavelmente a vida útil do animalzinho está sendo reduzida pelo menos pela metade, pois além de ficar mais exposto ao tempo, não há proteção suficiente para manter o coelho seguro do lado de fora, uma vez que as gaiolas não fornecem obstáculos suficientes, principalmente à noite.
Também existe uma maior possibilidade de fuga se o seu animal de estimação vive no exterior da casa, especialmente durante o manuseio ou em ataques de predadores. Coelhos domésticos fugitivos não se adaptam à natureza. Portanto, sua vida útil após a fuga não costuma ser muito longa.
Vamos conhece alguns fatores que influenciam no tempo de vida desses pets.

Dentes crescidos demais
Os dentes do coelho de estimação crescerão continuamente ao longo da vida. Para mantê-los em um comprimento administrável e evitar o desenvolvimento de pontas afiadas, precisam comer fibras continuamente para desgastá-los.
Se a dieta não for a indicada, os dentes crescerão demais, causarão dor e o coelho pode não querer ou não conseguir comer, o que tem um sério impacto na vida útil.

Mixomatose
A mixomatose é uma doença com sintomas que incluem inchaço e secreção dos olhos e nariz. É transmitida entre coelhos, ou pode ser transmitida por pulgas e mosquitos.
A mixomatose é fatal, e a melhor maneira de evitar que ela reduza drasticamente a expectativa de vida do animal é limitando a exposição aos mosquitos e tratando o coelho contra pulgas.

Superalimentação
A dieta é um dos aspectos mais importantes a ser controlado para manter um coelho saudável.
Alimentar os coelhos com pellets de forma descontrolada pode levar à obesidade, doenças cardíacas e hepáticas, diarreia crônica e doenças renais. Resultado da ingestão de altos níveis de carboidratos, baixo teor de fibras e altos níveis de cálcio.
Mesmo coelhos grandes não precisam de mais do que 3/4 de xícara de ração por dia.
80% da dieta do coelho deve ser composta por feno, que garante um intestino saudável, mantém a saúde bucal e fornece nutrição.
A água deve ser oferecida em um reservatório montável e se possível invertido, para que a água permaneça limpa.

Gaiolas e roupas de cama para coelhos
Os coelhos devem ter acesso a cama de palha limpa, feno, aparas ou algum tipo de produto seco e fibroso como cama.
A gaiola deve ser limpa com frequência, garantindo que os pets tenham um ambiente tranquilo e pacífico. Suas tocas devem ser capazes de funcionar como um refúgio ou área de descanso, especialmente durante o dia, já que os coelhos são em sua maioria, noturnos.
Se o coelho estiver dentro de casa, é importante supervisionar a atividade dele e “proteger” o ambiente ao seu redor. Coelhos mastigam tudo e algumas das coisas, como cabos elétricos, podem machucá-los.
Além disso, devem ter exercícios regulares, enriquecimento mental com brinquedos e interação com o tutor. Vale considerar comprar um amigo para o pet, já que coelhos solitários não vivem tanto quanto os que têm companhia.

Temperatura e luz

Coelhos mantêm uma temperatura interna constante. Eles modificam sua temperatura interna com mudanças no quanto comem, na posição geral do corpo e na taxa de respiração.
15 a 21 graus celcius é ideal. No entanto, se a temperatura do ar ultrapassar cerca de 35 graus celcius, eles não poderão mais regular sua temperatura e poderão sofrer de hipertermia.
Coelhos também são sensíveis a baixos níveis de umidade, assim como aos períodos de calor com alta umidade, que podem causar desconforto e sérios problemas de saúde.
Apesar de serem noturnos, eles também devem receber pelo menos algumas horas de sol por dia. O impacto dessa exposição direta ou indireta à luz solar, é benéfica para esses animais.

Manejo Adequado do Coelho
Ao manusear o coelho, o correto é apoiar os quartos traseiros, pois eles têm a espinha dorsal frágil e podem quebrar se as patas traseiras estiverem livres para chutar.
Por isso, se precisar levantar o coelho e não está acostumado, faça-o perto do chão para que ele não tenha que pular longe.

Esterilização ou castração
É recomendado esterilizar ou castrar os coelhos para prolongar a expectativa de vida desses pets.
A castração de um coelho macho pode reduzir a agressividade e as tendências territoriais.
Já entre as fêmeas, a principal causa de morte é o câncer de útero, que pode ser prevenido pela esterilização.

Tutores querem que seus pets façam parte de suas vidas pelo maior tempo possível e para que isso ocorra, é importante ser presente na vida do animalzinho, observar seu comportamento, e claro, sempre levar o pet ao veterinário para check-ups regulares.