Dez Itens Fundamentais para Criar um Coelho
Coelhos são conhecidos por serem animais bem ativos, silenciosos e fáceis de criar em casas ou apartamentos pequenos.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, antes de comprar ou adotar qualquer pet, é fundamental conhecer os hábitos e as necessidades do animalzinho, evitando assim problemas futuros.
Primeiramente, é importante ressaltar que tudo deve ser adaptado para a espécie, idade, tipo de pelagem, condições físicas e de saúde do seu coelho.
1. Comedouro e bebedouro de cerâmica
Optar pelos feitos de cerâmica é uma boa decisão, pois por serem mais pesados, é mais difícil serem virados pelo coelho.
Além disso, a cerâmica é muito higiênica, pois ao contrário do que acontece com os comedouros e bebedouros de plástico, o coelho não vai roê-la, não risca e por isso, não acumula sujeira nas pequenas ranhuras.
2. Porta feno
O porta feno deve ser sempre abastecido e estar à disposição do coelhinho.
Ele é ótimo para deixar o cantinho dele mais limpo e organizado, o suporte, que também pode ser utilizado para colocar além do feno, alfafa e verduras, evita que o animal pise nas folhas e cause desperdicio.
3. Feno de Capim
O feno é um misto de plantas gramíneas e leguminosas que passam por um processo de desidratação.
Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa.
O mais indicado para ser oferecido diariamente ao pet é o de capim, pois o de alfafa é rico em cálcio e pode causar alguns problemas na saúde do pet se for ingerido em grandes quantidades.
4. Ração
Para que o coelho tenha muita qualidade de vida e viva por muitos anos, a alimentação correta é fundamental.
Por isso, na hora de escolher a ração do pet, é importante ficar atento a alguns pontos, como para qual idade ela é indicada, para qual porte de animal, qual é a composição, e se ela é específica para coelhos.
Vale ressaltar, que para ter uma boa nutrição, a alimentação do coelho deve ser composta, além da ração, por outros tipos de alimentos, como o feno, verduras e frutas.
5. Cercado
Para manter o coelho em um determinado ambiente e ao mesmo tempo garantir que ele tenha certa liberdade e espaço, o cercado pet é indispensável.
Existem diversos tamanhos e podem ser feitos a partir de vários tipos de materiais.
6. Cabana ou toca para pet
Como sabemos, dentro da cadeia alimentar, os coelhos são presas de diversos animais como cobras, gaviões, onças e raposas.
Por isso, instintivamente eles são bem assustados e necessitam de locais para se sentirem seguros, escondidos e confortáveis dentro do cercado.
Ao escolher a toca, é importante que ela seja bem fechadinha e escura, assim, o seu coelho poderá ficar mais confortável, sobretudo nos primeiros dias em que chegar na sua casa e ainda se sentir um pouco ameaçado por não conhecer o ambiente.
7. Sanitário higiênico
Apesar das fezes do coelho serem bem sólidas, pequenas e sem cheiro, o xixi do pet normalmente tem um cheiro bem forte.
Por isso, se você quiser manter a sua casa limpa e sem odor de urina, o sanitário higiênico é um item muito importante, pois será o cantinho onde as necessidades serão feitas.
Uma das características dos coelhos é que eles escolhem um único espaço para fazer xixi.
Dessa forma, a partir do momento que o pet aprende isso, tudo fica bem mais tranquilo na hora de limpar.
Uma dica importante: o sanitário higiênico pode ser forrado e o tapete higiênico facilita ainda mais a limpeza, pois tem rápida absorção e evita que o líquido escorra para fora do sanitário.
8. Brinquedos para roer
Desde filhotes, os coelhos amam roer.
Por isso, é importate dar opções para eles brincarem e desgastarem os dentinhos.
Uma boa opção, é o móbile com madeira e alfafa, que além de ter a opção atrativaa de alimento para coelhos, traz pequenos tocos de madeira para serem roídos.
9. Transportadora
Coelhos normalmente resistem ao serem retirados do seu ambiente.
Tendem a ficar muito desconfortáveis ao saírem de casa, mesmo sendo por alguns minutos ou algumas horas.
Por isso, a caixa de transporte deve ser feita especialmente para coelhos, ser rígida, bem ventilada, feita de material que o coelho não possa roer, e à prova de fuga.
Certifique-se de que haja uma porta na parte superior da caixa, que facilite a remoção rápida do animal no caso de ele entrar em pânico.
10. Escova e cortador de unha
Para manter a pelagem do pet sempre fofinha, eliminar pequenas sujeiras, pelos mortos e nós, é importante que seja utilizada uma escova específica para coelhos.
Já o cortador é importante para que as unhas sejam aparadas regularmente, evitando que cresçam demais e dificultem a mobilidade do pet.
A variedade de produtos é imensa e há preços para todos os bolsos.
O mais importante é garantir que o pet se sinta em casa com sua nova família.