Old English Sheepdog – Tudo sobre a raça

Um cachorro que parece de pelúcia e bastante conhecido pelas aparições em filmes e programas de televisão, o old english sheepdog é dócil, bem humorado e encantador.

HISTÓRIA

Como o próprio nome indica, a raça Old English Sheepdog, também conhecida como Bobtail por não ter cauda, é originária da Inglaterra de 200 anos atrás e foi desenvolvida com o objetivo de ser um cão de grande porte, forte, resistente às variações climáticas e capaz de defender os rebanhos de gado e ovelhas dos frequentes ataques de lobos.

O sheepdog conduzia os animais do rebanho por longas distâncias, e por isso, naturalmente desenvolveu uma marcha especial, de passos lentos e relaxados, de forma que percorresse o caminho em um ritmo eficiente.

A popularidade da raça como animal de estimação, cresceu lentamente até a década de 1970, quando se tornou um animal popular na mídia, aparecendo em vários filmes e programas de televisão: como a Priscilla da TV Colosso e no desenho infantil Denis, o pimentinha.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Apesar do corpo musculoso, que passa a imagem de força e robustez, a pelagem densa e felpuda é o seu traço mais marcante, afinal, é a característica que costuma atrair a atenção das pessoas, já que é bem cheia e com diferentes cores e marcações.

A cabeça é grande, a expressão é de um cão ativo, e as pequenas orelhas ficam escondidas sob o pelo.

A expectativa média de vida do Sheepdog fica entre 10 e 12 anos, e a atividade física é fundamental para mantê-lo bem de saúde e em equilíbrio, ainda que não necessitem de longas caminhadas ou corridas, que podem ser substituídas ou alternadas com brincadeiras e atividades de interação com o tutor, como jogar bolinha por exemplo.

PERSONALIDADE e SOCIALIZAÇÃO

De personalidade dócil e bem-humorada, o Sheepdog é a definição de cão familiar em tamanho gigante.

Não demonstram agressividade e quaisquer sinais de desconfiança ou nervosismo, só aparecem se forem provocados.

Ainda assim, mesmo não se tratando de um cão de guarda, é bem provável que adote um instinto protetor quando o assunto for a casa e a família.

Apesar do tamanho, esse pet pode viver bem em apartamentos, mas pode ser barulhento e destrutivo se não for exercitado física e mentalmente todos os dias.

Por ter uma dose natural de independência, tem um temperamento forte, e por isso, precisa de bastante paciência e disciplina do tutor para seguir regras e comando.

Sendo assim, socializar e treiná-lo desde filhote fará toda a diferença.

É uma raça apaixonada por crianças, demonstra muita felicidade quando sente a proximidade da família, e apesar desse pet ficar bem enquanto está sozinho por alguns períodos, tem a necessidade de receber afeto dos tutores para que se sinta parte integral da família.

sheepdog

CUIDADOS COM A PELAGEM E A SAÚDE

O cuidado com os pelos é o principal desafio para quem possui um Sheepdog.

Para tornar a vida do pet mais confortável e prática dentro de casa, a maior parte dos tutores opta por tosar todo o pelo do pet uma ou duas vezes por ano.

Caso o tutor opte por manter a pelagem longa e volumosa, é importante que as escovações ocorram pelo menos três vezes por semana, sem esquecer que periódicamente, deve-se utilizar os serviços de um tosador profissional para cuidar da pelagem.

Outro ponto importante sobre a saúde da raça, é que ficam acima do peso com facilidade. Por isso, é importante observar sempre o consumo da porção ideal de alimentos, além de oferecer rações alinhadas às necessidades nutricionais do pet.

Muito chamativo, dócil e protetor, a ponto de estar atento ao que acontece ao seu redor, ao mesmo tempo em que brinca e se diverte com sua família.

Esse é o Sheepdog.