9 Dicas para evitar que o coelho vire as tigelas de comida e água
Quando o coelho gosta de virar e jogar as tigelas de comida e água, o tutor pode fazer algumas mudanças no ambiente que ajudarão a evitar esse comportamento.
Nesse post, darei algumas dicas para resolver esse problema. Escolha aquelas que você acredita que funcionarão para o seu pet.
- Use tigelas pesadas sem borda
A solução número um para evitar que os coelhos virem esses compartimentos, é mudar para tigelas de cerâmica grandes e pesadas que não tenham uma borda para o pet agarrar com os dentes. É importante que o tutor dê preferência para tigelas com o fundo bastante plano e com lados que não se afunilam muito.
Ao dar uma tigela nova ao coelho, é uma boa ideia manter a tigela velha no ambiente, pelo menos por um tempo, para que o pet possa usá-la como um brinquedo. Isso torna menos provável que o coelho comece automaticamente a tentar derrubar a nova tigela.
- Certifique-se de que o coelho tenha espaço suficiente
A maioria das gaiolas que são vendidas e comercializadas para coelhos são, na verdade, muito pequenas para eles. Se o coelho for mantido em uma dessas gaiolas durante a maior parte do dia, é provável que fique entediado e frustrado devido à falta de capacidade de se mover o quanto quiser.
Lembre-se que coelhos precisam passar bastante tempo fora da gaiola. Se o tutor não puder deixá-lo livre pela casa ou pelo quintal, uma ótima opção é acoplar à gaiola, um cercadinho com um bom espaço, o que auxiliará na redução do tédio, e por consequência, menores serão as chances de o pet virar suas tigelas.
- Certifique-se de dar ao coelho uma variedade de brinquedos
Os coelhos têm suas preferências quando se trata de brinquedos com os quais gostam de brincar, então, testar diferentes brinquedos ajudará o tutor a encontrar aqueles que podem tirar a atenção do coelho de suas tigelas de comida e água. Não precisam ser brinquedos caros. Caixas de papelão, papel picado e toalhas velhas podem ser muito divertidos para esses pets.
- Socialize com o coelho
Coelhos são criaturas sociais. Eles se saem melhor quando têm a oportunidade de estar com pessoas ou outros coelhos por um tempo suficiente que atenda às suas necessidades de socialização. Isso também reduzirá as chances de o pet se sentir entediado o tempo todo, tornando-o menos propenso a virar as tigelas por frustração.
- Dê ao coelho uma pequena quantidade de comida de cada vez
Isso não funcionará com a tigela de água, pois os coelhos precisam de acesso constante à água, mas o tutor pode dar ao pet, várias refeições menores ao longo do dia, em vez de alimentá-lo com toda a ração de uma só vez. Dessa forma, o coelho não será capaz de fazer tanta bagunça com a comida.
O tutor também pode retirar a tigela assim que o coelho terminar de comer cada pequena porção. Dessa forma, ele não conseguirá adquirir o hábito de brincar com o objeto.
- Coloque as tigelas de comida em um canto
Para evitar que o coelho acidentalmente derrube as tigelas ou as jogue fora do caminho, o tutor pode colocá-las no canto de uma sala por exemplo. Quanto ao local escolhido, uma dica importante é evitar colocar as tigelas encostadas do lado de fora da gaiola, já que os coelhos, muitas vezes, tentam empurrar e mastigar as grades da gaiola para passar por elas, e as tigelas, podem ser um forte motivo para estimular o pet a tentar passar para o lado de fora da gaiola ou do cercado.
- Prenda as tigelas na borda do gabinete
O tutor também pode adquirir tigelas que se encaixam na lateral interna do cercado. Para muitos casos, esta é a única coisa que funciona para evitar que os coelhos virem as tigelas de comida e água o tempo todo. É importante entender que o encaixe evitará que o coelho pegue a tigela e jogue-a, mas não o impedirá de tentar. Isso significa que um pouco de comida e água espirrará nas laterais da tigela, mas fará uma bagunça muito menor do que com as tigelas soltas.
- Alimentação sem tigela
Em alguns casos, o tutor pode eliminar a tigela de comida. Uma ótima opção é utilizar bolas de guloseimas para gatos para alimentar o coelho com a ração. Uma estratégia que mantém o pet ativo enquanto ele come e evita qualquer bagunça causada por virar a tigela. O tutor também pode simplesmente espalhar a ração no chão em vez de servir em uma tigela. É um pouco mais natural para os coelhos comerem dessa maneira.
- Adicione uma garrafa de água
Se depois de todas as tentativas, o coelho não parar de virar a tigela de água, talvez seja hora de pensar em comprar uma garrafa de água com bico. Mas atenção, isso deve ser feito sem eliminar a tigela de água. O ideal é que o tutor encare esse recurso como um backup, para que, quando o pet virar a tigela de água, ele ainda tenha água disponível na garrafa. Garrafas de água não são ideais para coelhos, já que é preciso muito mais esforço para esses pets beberem, o que faz com que não bebam o tanto quanto deveriam beber.
Lembre-se que cada coelho é único, e pode ser necessário testar várias estratégias para encontrar a combinação perfeita que evite que o pet vire as tigelas de comida e água. Com paciência e dedicação, é possível encontrar a abordagem que melhor se adapte ao seu coelho de estimação.