O COMPORTAMENTO DAS CALOPSITAS
Você sabia que se a calopsita estiver com a crista ereta significa que ela está em alerta? E quando a crista está muito baixa, quer dizer que ela está curiosa e concentrada?
De origem australiana, o tempo médio de vida de uma calopsita em cativeiro, é de 12 a 15 anos, se forem bem cuidadas.
A calopsita é a principal ave doméstica. São muito populares por serem extremamente dóceis, inteligentes e fáceis de cuidar. Possuem uma personalidade encantadora, alegre, calorosa e chamam a atenção pelo seu charme físico e cheio de cores.
Se apegam muito rapidamente ao dono, e por isso, odeiam ficar sozinhas. Brincalhonas amam ter e fazer companhia ao tutor, o que faz delas, pássaros domésticos perfeitos para as famílias.
É muito comum que uma calopsita bique levemente o seu tutor, demonstrando afeição e querendo dizer que se sente muito bem enquanto recebe atenção. É uma espécie muito atenta e pode se assustar com facilidade.
Em momentos de atenção, a calopsita tende a tremer e eriçar sua crista para mostrar que está desconfiada e apreensiva.
SAÚDE
É sempre muito difícil identificar algum problema na saúde de uma ave. Geralmente, só se percebe sintomas quando ela já está muito doente, por isso, é importante saber identificar se a ave está doente, mesmo que os sintomas sejam quase imperceptíveis.
Tratando-se de calopsitas, algumas atitudes do bichinho podem dar o alerta de que algo não está certo: apatia, perda da vontade de brincar, ficar muito tempo empoleirada e escondida no fundo da gaiola, e mudança no comportamento, seja ficando agressiva ou mansa demais, são sinais de que alguma coisa está errada.
Antes de optar por ter uma calopsita, informe-se um pouco mais sobre essa espécie, seus gostos, costumes e hábitos, para que ela possa viver por um longo tempo e de forma saudável em sua casa com a sua família.