Como refrescar o coelho em dias quentes
Coelhos são animais particularmente muito sensíveis ao calor, por isso, devemos protegê-los e monitorar seu comportamento com mais atenção nos dias mais quentes.
Alguns sinais nos permitem perceber facilmente se nossos coelhos estão sendo afetados pelo calor intenso.
Falarei sobre esses sintomas e darei dicas para cuidar bem do seu coelho nos dias de calor.
As altas temperaturas da primavera e do verão, expõe os coelhos aos riscos da desidratação ou da insolação.
Quando os termômetros ultrapassam os 24ºC, é preciso notar se os coelhos apresentam alguma alteração na sua aparência ou comportamento.
É importante reparar se há pelo molhado sob o focinho, respiração rápida, pesada e ofegante, narinas muito abertas, patas e orelhas quentes, se ele está inativo e menos alerta do que o normal, olhos meio fechados, falta de apetite, e se está o tempo todo esticando as pernas e deitando com a barriga no chão para se refrescar.
Com atitudes simples, esses problemas podem ser evitados.
Darei algumas dicas.
Hidrate seu coelho
A hidratação é fundamental para preservar a boa saúde dos coelhos no calor, pois a desidratação facilita a insolação.
Ao sentir calor, o animalzinho procurará formas de diminuir a temperatura corporal.
Por isso, escolha um local bem arejado e sem sol para deixar água fresca e limpa ao alcance do coelho.
Periódicamente, para o pet se hidratar mais, você pode adicionar um ou dois cubos de gelo na água, o que vai deixá-la sempre fresca e isso vai incentivá-lo a beber mais água.
Dê preferência que o pet se movimente e brinque no começo da manhã e à noite, quando a temperatura estiver menor tanto dentro quanto fora de casa.
Para auxiliar na hidratação do coelho, proporcione a ele uma dieta mais leve e refrescante com legumes, alface e frutas frescas, de preferência, logo após terem sido mergulhados em água fresca.
Ambiente
Se a sua casa é muito quente no verão, utilize ventilador para amenizar o calor, mas nunca direcione o vento para o coelho e não deixe os fios ao alcance do animal para que não sejam roídos levando perigo à vida do pet.
Caso ele fique fora de casa ou em sacadas, monitore a temperatura do local.
O ideal é que ela fique entre 15 °C e 21 °C.
Utilize somente gaiolas que permitam que o ar circule de maneira livre de todos os lados.
Jamais deixe a gaiola do coelho diretamente sob os raios solares.
Se necessário, feche as janelas com cortinas e persianas para que isso não aconteça.
Nos dias de calor extremo, pendure uma toalha molhada sobre a gaiola.
Esse método é ainda mais eficaz junto a um ventilador; a toalha não apenas fornecerá uma sombra, mas a umidade mais fria ajudará bastante.
No entanto, é importante não prejudicar a ventilação da gaiola e nem deixar que a toalha fique pingando para não encharcar o pet.
Refresque o coelho
Use gelo para resfriar a gaiola, colocando algumas compressas geladas sob ela, o que vai provocar o resfriamento da superfície.
Outra dica é congelar uma garrafa d’água e posicioná-la dentro da gaiola para criar um bom ponto para o animal se abrigar em dias de muito calor.
Existe ainda a possibilidade de colocar um pedaço de mármore ou cerâmica no congelador e depois instalá-lo na parte de baixo da gaiola.
Mas atenção!
Nunca aplique gelo diretamente no corpo do coelho.
O ideal é colocar o gelo ou a garrafa d´água em uma toalha ou meia.
Se ele sentir vontade, poderá se encostar para resfriar.
Para amenizar o calor, você pode também borrifar um pouco de água fresca na parte externa das orelhas do coelho e até colocar as pontinhas das patas na água fresca, mas nunca mergulhe o animal em água e nem dê banhos necessários, principalmete em água gelada.
Isso pode resultar em uma crise de stress e colocar em risco a saúde do pet.
Escove o coelho
O excesso de pelos pode ser até benéfico no inverno servindo como uma camada de isolamento, mas no verão pode ser perigosa ao aumentar a temperatura corporal e aumentar o risco de exaustão pelo calor.
Para eliminar o excesso de pelos, escove o pet da cabeça até a parte traseira com regularidade e de forma mais frequente no verão.
Raças muito peludas como fuzzy lop ou lion head podem ser tosadas para ajudar a aliviar o calor.
Para a segurança do seu pet, preocupe-se em fazer essa tosa em local habilitado e de sua confiança.
Prestar atenção especial ao comportamento do seu coelho nos dia mais quentes e colocar em prática as dicas que viu aqui, vai fazer toda a diferença na qualidade de vida e bem estar do seu coelhinho.