Salsicha Dachshund: Tudo sobre a raça
Compacto, musculoso, ativo e eleito um dos cães mais populares do Brasil.
HISTÓRIA
Devido à semelhança anatômica das raças, muitas pessoas confundem os Dachshunds com os Basset Hounds.
O DACHSHUND ou Teckel, mais popularmente conhecido como cachorro salsicha, teve origem na Alemanha durante o século XV, quando caçadores buscavam um cão ágil, resistente e pequeno o bastante para entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos.
O resultado foi uma raça com diferentes padrões de tamanhos e pelagens, o que a levou a ter um grupo próprio na federação cinologica internacional, a FCI.
Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedades de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e tinham as pernas mais compridas.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Com pernas curtas e corpo alongado, não é difícil reconhecer um Dachshund.
O focinho longo, largo e forte, as orelhas arredondadas e alongadas e os olhos ovalados médios e afastados, retratam uma expressão amistosa e esperta de estar sempre atento a qualquer coisa que aconteça.
Tem o olfato bastante apurado, o que permite seguir pistas facilmente e o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas.
É comum encontrar cães dessa raça em três variações de tamanho: padrão, anão e miniatura.
Sua expectativa de vida, que supera os doze anos, é uma das mais elevadas no mundo canino, embora não seja raro ver exemplares passando dos vinte anos.
PERSONALIDADE E TEMPERAMENTO
Enquanto cão de caça, é valente, destemido e conhecido pela sua propensão em caçar pequenos animais e pássaros.
Já como cão de companhia, é conhecido por sua esperteza, inteligência e energia para brincadeiras.
Apesar de afetuoso e alegre, tem traços de ciúme e possessividade quando se trata dos tutores.
Em função do seu tamanho, é uma excelente opção para pessoas que moram em apartamentos, principalmente porque aprende com facilidade os hábitos de higiene.
Adapta-se bem a locais pequenos e com exceção dos filhotes, normalmente não apresenta comportamento destrutivo, como roer os móveis e comer roupas.
Mesmo sendo tranquilos, é importante ressaltar que, por ser uma raça atenta, latem bastante ao menor sinal de aproximação de estranhos.
É um excelente companheiro para crianças e não é raro brincar mesmo depois de velho.
Convive de forma tranquila com outros animais e com outros cães, mas não foge de uma briga caso seja provocado.
PELAGEM
Assim como há variação no tamanho, a pelagem também pode ser encontrada em três tipos: pelo curto, que é o mais comum no Brasil, pelo longo e pelo duro.
Nos cãezinhos de pelo curto, uma escovação por semana é suficiente e a tosa deve ser feita somente se o tutor achar necessário.
Já nos pets de pelo longo, é preciso uma atenção maior. O indicado é escovar os pelos ao menos duas vezes na semana e levar para tosas em intervalos não tão longos.
Para a escovação dos pelos, é preciso ter paciência e utilizar acessórios desenvolvidos justamente para o estilo dos pelos do animal.
Lembre-se que nem sempre o cachorro irá gostar de alguém escovando os seus pelos, por isso, é preciso começar aos poucos e desde filhote para que ele se adapte o mais cedo possível.
SAÚDE
Apesar de ser uma raça muito forte, por causa do corpo comprido, é comum a ocorrêcia de problemas na coluna vertebral, que geralmente ocorrem quando o cão está obeso ou tem hábito de subir e descer escadas.
Para prevenir esse dano físico, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas.
A instalação de rampas que facilitem o acesso a camas, sofás e outros lugares da casa, é indicada para minimizar esse problema.
Por isso, se você mora em um sobrado por exemplo, um cachorro dessa raça pode não ser a melhor opção.
A prática de exercício físico regular, como caminhadas diárias e alimentação correta para a manutenção do peso do cãozinho, também ajudarão a prevenir estes problemas.
Um cachorro companheiro da família, muito ativo e afetuoso.
Um cãozinho tão querido pelos brasileiros, que se tornou até garoto propraganda de premiadas campanhas publicitárias.
Este é o salsicha.